23 Jul

CE: É a vez de Fortaleza debater o "Futuro do Trabalho: os efeitos da revolução digital na sociedade"

Publicada em: 23/07/2019

Por Solange Nunes

Edição: Nilza Murari 

O Simpósio “Futuro do Trabalho: os efeitos da revolução digital na sociedade” ocorrerá em Fortaleza, no Ceará, no dia 8 de agosto, no auditório da Procuradoria Regional do Trabalho da 7ª Região, na Avenida Almirante Barroso, 466, na Praia de Iracema. O evento conta com a participação, como mediadora, da Auditora-Fiscal do Trabalho Elizabeth Alice Barbosa Silva de Araújo. O objetivo é discutir por meio da interação de diversos setores a uberização, formas de contratação de trabalhadores em plataformas crowdwork, intensificação da automação e o desemprego. A iniciativa do simpósio é do Ministério Público do Trabalho – MPT em parceria com a ESMPU.   

O simpósio em Fortaleza será dividido em dois painéis. No primeiro, “Os efeitos da tecnologia digital na sociedade”, que tratará de dois tópicos: Formas de contratação do trabalhador na prestação de serviços sob plataformas digitais e Mercado de trabalho e perspectivas do futuro: uma análise socioeconômica. O segundo painel, “A proteção do trabalhador diante dos avanços da tecnologia digital” debaterá Zonas cinzentas e tecnologias disruptivas: novos desafios para o Direito do Trabalho e Sindicalismo na era digital.       

Programação

No dia 8 de agosto o evento ocorrerá em Fortaleza (CE). No dia 5 de setembro, o Simpósio se realizará em Recife (PE). Ainda está previsto um encontro, no dia 28 de novembro, em São Paulo, quando se encerrará o ciclo anual de debates sobre o tema. 

O evento já aconteceu nas cidades de Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG) e em Brasília (DF)

Inscrições

As inscrições para os três eventos abaixo estão abertas e podem ser feitas no endereço  http://escola.mpu.mp.br/integra/inscricoesAbertas

8 de agosto – Fortaleza (CE) – auditório da Procuradoria Regional do Trabalho da 7ª Região – Avenida Almirante Barroso, 466 - na Praia de Iracema; 

5 de setembro – Recife (PE) – auditório da Procuradoria da República em Pernambuco – Av. Governador Agamenon Magalhães, 1.800 – Espinheiro; 

28 de novembro – São Paulo (SP) – Centro de Apoio da ESMPU, na Procuradoria da República  – Rua Frei Caneca, nº 1360, Consolação. 

Acesse a programação do Simpósio em FortalezaRecife São Paulo.​