12 Ago

CE: Simpósio reflete revolução digital e relações de trabalho

Publicada em: 12/08/2019

Por Solange Nunes

Edição: Nilza Murari 

Auditores-Fiscais do Trabalho, procuradores do Trabalho, sindicalistas, advogados trabalhistas e estudantes acompanharam o debate do Simpósio “Futuro do Trabalho: os efeitos da revolução digital na sociedade” no dia 8 de agosto no auditório da Procuradoria Regional do Trabalho da 7ª Região, em Fortaleza (CE). Integrou a mesa de abertura o Auditor-Fiscal do Trabalho Daniel Arêa. 

De acordo com a Auditora-Fiscal do Trabalho Elizabeth Araújo, mediadora do painel “Sindicalismo na era digital”, o evento suscitou várias ponderações. No caso da revolução digital na sociedade, o tópico provocou várias questões sobre as relações de trabalho. “O tema levantou uma série de reflexões sobre o desamparo dos trabalhadores no novo sistema de ‘economia colaborativa’”, disse ela. 

Ela destacou que as visões jurídicas e sociológicas do fenômeno se entrelaçaram lançando uma nova visão sobre o tema, principalmente do conceito de subordinação em sede laboral. 

Elizabeth Araújo relatou ainda que, do ponto de vista da atuação sindical, foram abordados os desafios de conectar os trabalhadores se utilizando das novas tecnologias.