14 Ago

Na mídia: Blog do Servidor divulga Nota Pública do SINAIT que condena ameaças e calúnias a Auditores-Fiscais do Trabalho

Publicada em: 14/08/2019

Por Lourdes Marinho

Edição: Nilza Murari 

O Blog do Servidor, no Correio Braziliense, trouxe nesta terça-feira, 13 de agosto, a Nota Pública do SINAIT que condena a divulgação de um vídeo que circula em redes sociais, em um perfil de Facebook atribuído ao presidente da República. O vídeo ataca Auditores-Fiscais do Trabalho por fiscalizações realizadas no interior do Ceará, na atividade de extração da palha da carnaúba. A postagem é do dia 10 de agosto, às 21h30. 

A nota esclarece que a ação, ocorrida em novembro de 2017, constatou a exploração de trabalhadores e várias irregularidades trabalhistas. Os Relatórios de Inspeção foram analisados e estão em conformidade com a lei e com a situação encontrada. Diz ainda que a fiscalização foi feita por uma equipe que reuniu Auditores-Fiscais do Trabalho, procurador do Trabalho, Defensor Público Federal, procurador da República, agentes de segurança do Ministério Público Federal, Delegado Federal, Escrivão, agentes da Polícia Federal e motoristas. 

O SINAIT lembra que o setor da carnaúba é um dos que mais exploram a mão de obra análoga à escravidão. A última ‘lista suja’ do trabalho escravo, divulgada no dia 3 de abril deste ano pelo Ministério da Economia revela que 62% dos 26 trabalhadores resgatados no Ceará atuavam na extração da carnaúba. 

Confira aqui a repercussão da notícia no Blog do Servidor.​