10 Set

RR: Tem início segunda turma do Projeto Aprendizagem na Medida

Publicada em: 10/09/2019

Vinte adolescentes e jovens egressos de medidas socioeducativas terão aulas para atuarem como aprendizes na área administrativa. Curso é ministrado pelo Senac/RR

Com informações da SRT/RR

Teve início nesta segunda-feira, 9 de setembro, a segunda turma do Projeto Aprendizagem na Medida. Ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Roraima – Senac/RR, o projeto contempla 20 adolescentes e jovens egressos de medidas socioeducativas, que terão aulas para atuarem como aprendizes na área administrativa. Terá duração de um ano.

As aulas teóricas serão realizadas no auditório da Superintendência Regional do Trabalho de Roraima – SRT/RR e as aulas práticas ocorrerão nas dependências da Secretaria de Trabalho e Bem-Estar Social do Estado de Roraima.

Segundo a Auditora-Fiscal do Trabalho e coordenadora do Projeto de Inserção de Aprendizes no Mercado de Trabalho em Roraima, Thais Castilho, o curso foi possível em razão do previsto no Decreto nº 9.579/2018, que permite aos estabelecimentos cujas peculiaridades da atividade ou dos locais de trabalho constituam embaraço à realização das aulas práticas realizarem essas aulas em um outro órgão, desde que assine termo de compromisso para tal perante a Inspeção do Trabalho.

A aprendizagem alternativa, por atender a um público vulnerável específico, requer o envolvimento de outros órgãos para sua execução. No caso do Programa Aprendizagem na Medida, foi firmado um Termo Interinstitucional entre a SRT/RR, o Ministério Público do Trabalho, a Secretaria de Trabalho e Bem-Estar Social do Estado de Roraima, o Senac/RR e Coordenadoria da Infância e Juventude. A parceria vai possibilitar o atendimento de outras turmas de jovens e adolescentes que cumprem ou são egressos de medidas socioeducativas.​