07 Out

Editorial: SINAIT comemora seu 31º aniversário nesta segunda-feira (7)

Publicada em: 07/10/2019

O SINAIT completa hoje 31 anos. Foi a primeira entidade de servidores públicos criada após a promulgação da Constituição Federal de 1988, que permitiu aos servidores se organizarem como as demais categorias de trabalhadores.

Sua atuação institucional e política tem como principal objetivo manter e ampliar os direitos dos Auditores-Fiscais do Trabalho e dos trabalhadores em geral. Os contatos institucionais com governo e outras instituições, além da atuação política dentro do Congresso Nacional resultaram em conquistas significativas para a categoria ao longo de todos esses anos.

Muitas lutas ainda estão em curso, contemplando os diversos aspectos da Fiscalização do Trabalho. Aumentar o número de sindicalizados como forma de fortalecimento da categoria, insistir no diálogo por melhores condições de trabalho para os Auditores-Fiscais e manter o reconhecimento de carreira exclusiva de Estado são, atualmente, algumas das principais bandeiras do Sindicato.

Combater o trabalho escravo, trabalho infantil, incluir pessoas com deficiências e jovens aprendizes, garantir segurança e saúde aos trabalhadores, além de direitos previstos por lei, são missões das quais os Auditores-Fiscais do Trabalho se orgulham e pelas quais lutam diariamente e contam com o apoio da entidade que os representa.

O balanço desses 31 anos de existência do SINAIT é muito positivo e contribuiu de forma decisiva para a consolidação da Fiscalização do Trabalho, com importante significado para as ações do Estado em suas políticas garantidoras da justiça social, dos direitos humanos e da arrecadação de recursos indispensáveis à manutenção da sua soberania.

Parabéns SINAIT e a todos que o fazem grandioso!

Carlos Silva - presidente do SINAIT