08 Out

SINAIT inicia estudo sobre o futuro da Inspeção do Trabalho e atual perfil dos Auditores-Fiscais do Trabalho

Publicada em: 08/10/2019

Por Nilza Murari

A Diretoria Executiva Nacional do SINAIT – DEN está iniciando um estudo sobre a Inspeção do Trabalho e o atual perfil dos Auditores-Fiscais do Trabalho. Na primeira perspectiva, se dedicará a pensar e refletir a Inspeção do Trabalho que o Brasil precisa assegurar, levando em consideração o futuro do trabalho que hoje é debatido pela Organização Internacional do Trabalho – OIT, por governos e outras organizações ligadas ao mundo do trabalho.

Na segunda ótica, pretende coletar dados para um diagnóstico de quem é o Auditor-Fiscal do Trabalho em atividade no País. Quais são suas motivações para o ingresso na carreira, sua relação com a Auditoria-Fiscal do Trabalho, a Administração e o Sindicato Nacional, sua carga de trabalho, preferências, entre outras informações.

A mensagem do presidente do SINAIT, Carlos Silva, enviada aos filiados, informa sobre o trabalho em desenvolvimento e a expectativa de que seja concluído até março de 2020. A Diretoria de Inspeção do Trabalho da DEN está diretamente envolvida no processo, com o apoio do Grupo de Trabalho da Reforma Trabalhista – GTRT-SINAIT, criado e organizado em julho de 2017, ainda em atividade.

A parte qualitativa da pesquisa ainda está sendo formatada. Para auxiliar nesta etapa inicial, foi elaborado um pequeno questionário que inspirará o desenvolvimento do trabalho. Um formulário bastante simples está sendo enviado a todos os filiados que têm seu e-mail cadastrado no SINAIT e também por meio do aplicativo WhatsApp, nos diversos grupos que alcançam praticamente toda a categoria, incluindo Auditores-Fiscais do Trabalho ativos e aposentados.

A resposta é espontânea e não tem prazo para devolução. Entretanto, Carlos Silva solicita a quem se dispuser a responder, que o faça em breve, para agilizar o trabalho do SINAIT na conclusão da formatação da pesquisa que em breve será enviada a todos.

A devolução do formulário será automática. Ao final do preenchimento, basta o filiado clicar em SUBMIT, para que as respostas sejam enviadas.