11 Out

SINAIT participa de seminário que repensa economia e busca geração de emprego

Publicada em: 11/10/2019

Por Solange Nunes

Edição: Nilza Murari

As diretoras do SINAIT Ana Palmira Arruda Camargo e Vera Jatobá participaram, nesta quinta-feira, 10 de outubro, do Seminário “Repensando a Economia Brasileira: retomar o crescimento e a geração de emprego”, no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). O debate foi mediado pelas deputadas professora Marcivania (PCdoB-PA) e Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e realizado pela Liderança da Minoria na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público - CTASP da Câmara dos Deputados.

A reflexão sobre a análise do contexto político, proposta para o crescimento econômico e a geração de emprego foi colocada por pesquisadores da área de economia como Esther Dweck, Maria de Lourdes Rollemberg Mollo, Simone Deos e, por meio de vídeo gravado pelo professor Luiz Gonzaga Belluzzo.

As exposições convergiram, principalmente, sobre a reflexão de que “o grande problema da economia brasileira é a desigualdade que impede o interesse comum”, destacou a professora Maria de Lourdes Rollemberg Mollo. Além da importância em se fazer uma reforma tributária solidária que efetivamente taxe as grandes fortunas.

Esther Dweck alertou para a desconstrução da Constituição brasileira e o desmonte das instituições. “Estão destruindo a Constituição, desconstitucionalizando uma série de mecanismos de segurança. Além de estarmos num processo de desmonte das instituições. A desigualdade no Brasil aumentou”. Ressaltou ainda que o governo gerou severas regras “que vão  acabar por quebrar Estados e Municípios, sem instrumentos e sugestões de renda”.

Nesta linha, ponderaram ainda a professora do curso de Economia da Universidade de Brasília - UnB, Daniela Freddo, a estudante Tállyta Abrantes, entre outros participantes que contribuíram para o debate.

Outro ponto colocado foi a Emenda Constitucional nº 95, que limita por 20 anos os gastos públicos. O prejuízo e o estrangulamento da EC para o Estado, analisam especialistas, só poderão  ser sanados com sua derrubada. A sugestão provocou muitos aplausos da plateia.    

Os deputados Alice Portugal (PCdoB/BA), Erika Kokay (PT-DF), Enio Verri (PT-PR), Gleisi Hoffmann (PT-PR), Joseildo Ramos (PT-BA), Lídice da Mata (PSB-BA), Henrique Fontana (PT-RS), Marcelo Freixo (Psol-RJ), Rui Falcão (PT-SP), entre outros, declararam que sem investimentos públicos, a economia não cresce.

As exposições do seminário serão usadas pela Liderança da Minoria para subsidiar parlamentares no sentido de apresentar alternativas para a grave crise nacional. Além de propor uma retomada sustentável da produção e do conhecimento e a geração de emprego.