18 Out

Boletim Semanal nº 438 Semana de 7 a 11 de outubro de 2019

Publicada em: 18/10/2019

 

Editorial: SINAIT comemora seu 31º aniversário em 7 de outubro

O SINAIT completou no dia 7 de outubro 31 anos. Foi a primeira entidade de servidores públicos criada após a promulgação da Constituição Federal de 1988, que permitiu aos servidores se organizarem como as demais categorias de trabalhadores.

Para saber mais, clique aqui.

 

SINAIT inicia estudo sobre o futuro da Inspeção do Trabalho e atual perfil dos Auditores-Fiscais do Trabalho

A Diretoria Executiva Nacional do SINAIT – DEN está iniciando um estudo sobre a Inspeção do Trabalho e o atual perfil dos Auditores-Fiscais do Trabalho. Na primeira perspectiva, se dedicará a pensar e refletir a Inspeção do Trabalho que o Brasil precisa assegurar, levando em consideração o futuro do trabalho que hoje é debatido pela Organização Internacional do Trabalho – OIT, por governos e outras organizações ligadas ao mundo do trabalho.

Acesse aqui informações detalhadas.

 

SINAIT entra com Mandado de Segurança para evitar revisão de promoção na carreira

O SINAIT entrou com Mandado de Segurança para evitar que seus filiados tenham os atos de promoção na carreira revisados pela Administração, que reiterada e deliberadamente descumpre as normas vigentes sobre desenvolvimento funcional.

Leia a íntegra da nota aqui.

 

DS-RJ trata da mudança da Superintendência Regional do Trabalho para prédio da Receita Federal

Dirigentes da Delegacia Sindical do Rio de Janeiro - DS/RJ reuniram-se com o Superintendente Regional do Trabalho do Rio, Alex Bolsas, nesta terça-feira, 8 de outubro, para buscar informações sobre a transferência da Superintendência Regional do Trabalho – SRT/RJ para o prédio da Secretaria da Receita Federal. Os diretores solicitaram ainda o acompanhamento da obra que será realizada no 9° andar, local onde será instalada a SRT/RJ, e tiveram o pedido atendido pelo superintendente. A mudança faz parte da reestruturação da Inspeção do Trabalho no novo organograma do Ministério da Economia.

Clique aqui e leia a matéria completa.

 

SINAIT participa de seminário que repensa economia e busca geração de emprego

As diretoras do SINAIT Ana Palmira Arruda Camargo e Vera Jatobá participaram, nesta quinta-feira, 10 de outubro, do Seminário “Repensando a Economia Brasileira: retomar o crescimento e a geração de emprego”, no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). O debate foi mediado pelas deputadas professora Marcivania (PCdoB-PA) e Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e realizado pela Liderança da Minoria na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público - CTASP da Câmara dos Deputados.

Leia mais aqui.

 

DF: SINAIT participa de seminário sobre Previdência no setor público

O diretor de Relações Intersindicais do SINAIT, Marco Aurélio Gonsalves, participou nesta terça-feira, 8 de outubro, do Seminário A Previdência no Setor Público: demandas e desafios. O objetivo foi discutir os reflexos da Proposta de Emenda à Constituição – PEC 6/2019, que trata da reforma da Previdência, sobre o funcionalismo público. O seminário, organizado pela Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão – Anapar, teve apoio do Sindifisco Nacional, Funpresp, Unafisco Nacional e Anfip. O evento ocorreu no salão do Hotel San Marco, em Brasília (DF).

Veja mais aqui.

 

PE: Marcha reúne 800 pessoas contra o trabalho infantil em Recife

Cerca de 800 pessoas, entre Auditores-Fiscais da Superintendência Regional do Trabalho em Pernambuco - SRT/PE, representantes de diversos órgãos governamentais e não governamentais, sindicalistas, professores e estudantes participaram da Sétima Marcha contra o Trabalho Infantil, nesta quinta-feira, 10 de outubro, em Recife (PE). O objetivo da passeata – iniciada na Praça Treze de Maio e finalizada no Marco Zero – foi o de mostrar à sociedade os prejuízos causados às crianças que são obrigadas a trabalhar.

Leia mais aqui.

 

Rock in Rio: Fiscalização encontra trabalhadores pernoitando embaixo de palco e alojamento improvisado

Auditores-Fiscais da Superintendência Regional do Trabalho do Rio de Janeiro – SRT/RJ localizaram, no início da manhã de sábado, 5 de outubro, trabalhadores dormindo embaixo do palco Sunset do Rock in Rio. Os três trabalhadores são carregadores e trabalhavam na movimentação de equipamentos e instrumentos musicais das atrações do evento. 

Leia mais aqui.

 

Em Nota Técnica, SINAIT alerta para riscos de projeto de lei que dispensa motoristas profissionais de toxicológico

O SINAIT divulga Nota Técnica que alerta sobre os riscos representados pelo Projeto de Lei – PL 3.267/2019, do Poder Executivo, que propõe a dispensa de motoristas profissionais da obrigatoriedade de fazer o exame toxicológico.

Clique aqui e acesse mais informações.