12 Dez

Campanha "Mendicância Infantil: O outro lado da moeda" começa pelo Natal Shopping

Publicada em: 12/12/2019

Por Lourdes Marinho

Edição: Nilza Murari

Começou nesta quinta-feira, 12 de dezembro, a Campanha "Mendicância Infantil: O outro lado da moeda", no Natal Shopping, em Natal (RN). O objetivo é conscientizar a sociedade que é possível ajudar crianças em situação de vulnerabilidade de outras maneiras que não seja dando esmolas nas ruas ou nos semáforos. Que mendicância é trabalho infantil e sua exploração é crime. Em 2020 essas ações se estenderão aos demais shoppings e supermercados da capital.

O SINAIT participa por meio de sua Delegacia Sindical no Rio Grande do Norte – DS/RN. Entre os participantes da campanha estão também o Fórum Estadual de Educação do Trabalho Infantil – Foca, a Prefeitura de Natal, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Rio Grande do Norte – Cerest/RN, entre outros.

A estrutura do shopping foi colocada à disposição da campanha. Os vigilantes foram treinados para informar os clientes e o setor de marketing deu os totens fixos e eletrônicos que estão sendo inaugurados hoje. Neles, serão vistas cenas reais do trabalho infantil no Estado do Rio Grande do Norte, captadas durante as fiscalizações de combate a esta prática.

“Ontem, um vigilante chorou ao lembrar sua infância com trabalho duro”, relatou a Auditora-Fiscal do Trabalho Marinalva Dantas, que está fazendo plantão no shopping, onde conversa com os clientes sobre a necessidade de combater o trabalho infantil.  

Em Natal, vários supermercados já estão engajados, como Extra, Hiper Bom Preço, Carrefour, SAMs Club, Atacadão, entre outros. Estão aderindo à mobilização padarias, postos de gasolina e farmácias.​