24 Jan

SINAIT participa de ato em defesa do serviço público e dos aposentados

Publicada em: 24/01/2020

Por Lourdes Marinho

Edição: Nilza Murari

No Dia do Aposentado, celebrado nesta sexta-feira, 24 de janeiro, servidores públicos e aposentados de vários estados participaram, em Brasília (DF), de ato unificado em defesa do serviço público. O dia foi de reivindicações por uma aposentadoria digna e um serviço público de qualidade.

A manifestação contou com o apoio da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público, do Fonacate, integrado pelo SINAIT, da Condsef e da CUT, entre outros. O SINAIT foi representado pelo diretor Marco Aurélio Gonsalves.

Momento cultural, palestra sobre direitos dos servidores aposentados e a entrega de um documento em defesa dos serviços públicos, no Ministério da Economia, integraram as iniciativas da mobilização.

O ato do Dia dos Aposentados faz parte de um calendário de lutas que culminará com a campanha salarial de 2020, que será lançada no dia 12 de fevereiro na Câmara dos Deputados e o Dia Nacional de Lutas e Paralisações de Atividades em todo o Brasil, no dia 18 de março.

Além da luta em defesa dos serviços públicos, também faz parte da pauta dos servidores o debate sobre os prejuízos da aplicação das novas regras da reforma da Previdência para aposentados e pensionistas do setor público. O aumento do percentual da contribuição previdenciária é um dos vários pontos da reforma que prejudicam o segmento.

Nos discursos, a ordem é ocupar as ruas e todos os espaços para recuperar os direitos que lhes foram arrancados. ​