22 Mai

CDS aprova prestação de contas de 2019 e Relatório de Atividades da Diretoria Nacional do SINAIT

Publicada em: 22/05/2020

Por Lourdes Marinho

Edição: Nilza Murari

O Conselho de Delegados Sindicais – CDS do SINAIT aprovou nesta sexta-feira, 22 de maio, em reunião virtual, as contas relativas a 2019, seguindo parecer favorável do Conselho Fiscal Nacional – CFN, e o Relatório de Atividades da Diretoria Executiva Nacional – DEN.

Durante a reunião, o presidente do SINAIT, Carlos Silva, fez uma análise detalhada da qualidade dos gastos do Sindicato em 2019. A promoção e participação do SINAIT em eventos, congressos e seminários, abordando assuntos diversos, foram destacadas por ele como essenciais e estratégicas para a condução da categoria.

Carlos Silva lembrou que os filiados podem ter acesso aos documentos fiscais e contábeis com as análises das contas na área restrita do site do SINAIT. Rosa Maria Campos Jorge ressaltou que, como previsto no artigo 57 do Estatuto do SINAIT, o CFN é o órgão técnico especializado na análise de toda a gestão financeira do SINAIT. As contas são aprovadas em Assembleia Geral Nacional dos filiados convocada especificamente para esse fim.

Visibilidade

O Relatório de Atividades da DEN, apresentado pela diretora de Comunicação Ana Palmira de Arruda Camargo, foi feito com base nas quase mil notícias produzidas pela assessoria de comunicação do SINAIT em 2019. Trouxe o conjunto da atuação do Sindicato no Congresso Nacional, a luta intensa no combate à reforma da Previdência e à extinção do Ministério do Trabalho, e ainda em torno de projetos e medidas provisórias diversos. “A gente nunca descansa. Quando comemoramos uma vitória, já surge outra batalha”, disse Ana Palmira.

O relatório também evidenciou a relevância da Auditoria-Fiscal do Trabalho para a sociedade. A realização do 37º Encontro Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho, ações de combate ao trabalho escravo, fiscalizações emblemáticas como as de Brumadinho e na área da saúde em Goiás, foram lembradas como pontos de visibilidade da categoria e do SINAIT.

Também foram publicados livros, estudos, revistas online, boletins, folders, vídeos, matérias de TV, entre outros produtos. O SINAIT organizou exposições de fotos e participou de audiências públicas no Senado Federal e na Câmara dos Deputados, seminários nacionais e internacionais, além de apoiar a produção de dois filmes sobre a temática do trabalho escravo.

Vídeo
Um vídeo com a narração de Allan Sales de cordel especialmente escrito para descrever as atividades do ano de 2019 mostrou, em imagens, a atuação do SINAIT e dos Auditores-Fiscais, encerrando a apresentação do relatório de atividades. Veja o vídeo aqui.​