29 Mai

Pesquisa para traçar diagnóstico da carreira continua aberta à participação dos Auditores-Fiscais do Trabalho

Publicada em: 29/05/2020

Questionário pode ser acessado no site do SINAIT e respondido paulatinamente, no tempo de cada um. Auditores-Fiscais do Trabalho filiados ou não ao Sindicato podem responder as perguntas. Um tutorial esclarece as possíveis dúvidas de quem participa

Por Lourdes Marinho

Edição: Nilza Murari

Por conta do atual cenário de pandemia do novo coronavírus, que tem ocupado a pauta dos Auditores-Fiscais do Trabalho e do SINAIT, o prazo para responder às questões da pesquisa “Diagnóstico da Carreira Auditoria-Fiscal do Trabalho no Brasil” está sendo prorrogado pelo Grupo de Trabalho do Diagnóstico da Carreira – GTDC. A pesquisa foi lançada em 17 de março, com prazo previsto para encerrar em 31 de maio. A decisão do GTDC é de, por ora, não fixar uma data para o encerramento, dando oportunidade para mais pessoas participarem.

Esta é a primeira pesquisa nacional promovida pelo SINAIT para o mapeamento de percepções e demandas compartilhadas na carreira. Auditores-Fiscais do Trabalho ativos ou aposentados, filiados ou não ao Sindicato, cedidos a outros órgãos e pensionistas podem participar.

O objetivo é mapear as condições de vida e do exercício da fiscalização, futuro do trabalho e da carreira, representação sindical e identidade profissional. “Vamos conhecer em profundidade e com rigores estatísticos, a opinião dos Auditores sobre o exercício da Inspeção do Trabalho na atualidade. E ainda, como avaliam o reconhecimento social, institucional e governamental aferidos ao seu desempenho”, ressalta o presidente do SINIT Carlos Silva.

Segundo ele, o Diagnóstico da Carreira ajudará na construção de uma base de dados que funcione como um sistema de captação, atualização e tratamento de informações capazes de subsidiar ações estratégicas para o fortalecimento da Auditoria-Fiscal do Trabalho.

Questionário

questionário é abrangente e divide-se em oito temas: Cadastro, Demografia, Trabalho, Governo Federal, Luta Sindical, Identidade, Cooperação Institucional e Reconhecimento e Memória.

Um tutorial explica o passo a passo para cadastrar-se e obter o acesso. Não é necessário responder as questões de uma só vez. Há a opção de salvar o trabalho já feito para continuar depois, até concluir o questionário.

site e a ferramenta da pesquisa são seguros. Foram projetados com o que há de mais moderno em termos de segurança na web pela empresa Psych, com supervisão do psicólogo Cristiano Costa.

O questionário pode ser acessado pelo site do SINAIT, em banner localizado abaixo da barra do menu superior, ou diretamente pelo endereço eletrônico www.diagnosticodosinait.org.br.

Participe!

O mapeamento das dificuldades enfrentadas pela categoria, seja no trabalho interno ou nas ações de fiscalização, que tem suas particularidades regionais, por conta da vastidão do País, contribuirá para a tomada de soluções/decisões adequadas à realidade de cada estado, por parte do SINAIT junto à Administração e aos órgãos competentes.  

Veja aqui mensagem de Carlos Silva e Cristiano Costa, por ocasião do lançamento da pesquisa.​