29 Jun

CE TV 1ª Edição: Auditores-Fiscais verificam denúncias de trabalho infantil em lixão no município de Pacatuba

Publicada em: 29/06/2020

Por Solange Nunes
Edição: Nilza Murari
 
O Auditor-Fiscaldo Trabalho Daniel Arêa, chefe da Fiscalização do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho no Ceará – SRT/CE, foi entrevistado pelo repórter Isaac Macêdo no telejornal CETV 1ª Edição, da TV Verdes Mares, retransmissora da TV Globo, no dia 25 de junho. Na pauta, ação fiscal para apurar denúncia de trabalho infantil em lixão localizado em Pacajus, no município de Pacatuba. A cidade pertence à Mesorregião Metropolitana de Fortaleza.
 
De acordo com Daniel Arêa, não foram encontradas crianças e adolescentes trabalhando no local. No entanto, explicou que, a SRT/CE desenvolve um trabalho constante de proteção à criança e ao adolescente em áreas de lixões. “A Fiscalização do Trabalho está fazendo um mapeamento dos lixões em todo o Ceará. Em 18 fiscalizados, 70% deles já houve a constatação de trabalho infantil”.
 
Destacou que o trabalho em área de lixão é caracterizado como uma das Piores Formas de Trabalho Infantil – Lista TIP – presente na Convenção nº 182 da Organização Internacional do Trabalho – OIT.
 
Saiba mais sobre a ação fiscal e assista aqui a reportagem do CETV 1ª Edição. ​