01 Jul

Na mídia: Bom Dia Goiás desta terça-feira (30) tratou do embargo da obras de construção da ponte da Avenida Leste-Oeste

Publicada em: 01/07/2020

Por Andrea Bochi

Edição: Nilza Murari

Na matéria exibida pela TV Anhanguera, no Bom Dia Goiás desta terça-feira, 30 de junho, o Auditor-Fiscal do Trabalho Roberto Mendes, que coordenou a operação, falou sobre as condições flagradas na obra. Segundo ele, havia o descumprimento das normas de prevenção em relação à Covid-19 e situações de risco nas escavações para construção de galerias pluviais. Trabalhadores corriam risco de serem soterrados em eventual desmoronamento dos taludes e falta de sinalização e bloqueio das ruas causando risco não só para trabalhadores, mas para os próprios moradores da região.

As condições oferecidas para os trabalhadores eram bastante precárias, segundo os Auditores-Fiscais do Trabalho. Os trabalhadores não tinham disponível água e sabão para lavarem as mãos, não havia banheiros, compartilhavam garrafas de água para beber, não havia distanciamento nos refeitórios, trabalhavam em até seis metros de profundidade. “O material retirado das galerias era colocado ao lado dos taludes sem proteção alguma. O risco era muito grande e não havia laudo certificando a segurança da obra”, acrescentou Roberto Mendes.

De acordo com a Fiscalização do Trabalho foram emitidos cerca de 25 autos de infração, no valor de R$7,5 mil cada. Além disso, estão sendo enviados relatórios para o Ministério da Economia, para que outras medidas também sejam tomadas.

A matéria lembrou ainda o site para denúncia, que é o: https://denuncia.sit.trabalho.gov.br/

Assista aqui a matéria do Bom Dia Goiás.​