10 Jul

PB: Auditores-Fiscais indicam medidas para prevenir a Covid-19 no setor sucroalcooleiro no período da safra

Publicada em: 10/07/2020

Com informações da SRT/PB

Na tarde desta quinta-feira, 9 de julho, a equipe de Fiscalização do Trabalho Rural da Superintendência Regional do Trabalho na Paraíba – SRT/PB realizou uma reunião virtual com representantes das indústrias do açúcar e do álcool e dos fornecedores de cana-de-açúcar do estado. O objetivo foi tratar de medidas preventivas à Covid-19 no Setor Sucroalcooleiro da Paraíba.

A reunião foi convocada pelo Chefe da Fiscalização do Trabalho da SRT/PB, o Auditor-Fiscal do Trabalho Abílio Sérgio Correia Lima, atendendo ao pedido do também Auditor-Fiscal José Ribamar Rodrigues Gomes, Coordenador do Projeto de Fiscalização Rural. A reunião contou com a participação do procurador do trabalho Raulino Maracajá e dos Auditores-Fiscais do Trabalho Nei Alexandre de Brito Costa , Coordenador do Projeto de Combate ao Trabalho Infantil, e José Luiz Filho, Coordenador do Projeto de Combate à Informalidade.

Durante o encontro, representantes de sete usinas e dos fornecedores de cana, entre eles profissionais das áreas de segurança e saúde no trabalho, tiveram oportunidade de falar sobre as iniciativas que irão adotar na área fabril e no campo, diante da nova realidade que estamos vivenciando com a pandemia provocada pela Covid-19. A preocupação é com o início da safra.

Além de tratar das medidas de higiene, proteção individual e coletiva, afastamento social, orientação e treinamento dos trabalhadores, entre outras, foi enfatizada a necessidade de adoção de medidas mais rigorosas nas áreas de vivência e, especialmente, no transporte de trabalhadores, no intuito de minimizar o risco de contaminação pelo novo coronavírus.

Ao final da reunião, ficou definido que os profissionais dos Serviços Especializados dos segmentos econômicos presentes na reunião deverão constituir Grupo de Discussão sobre o tema nas redes sociais e apresentar uma proposta de uniformização de ações e procedimentos para inclusão nos Programas de Gestão de Segurança e Saúde das empresas.