09 Set

Eleições 2020 – CEN reúne representantes das chapas concorrentes à DEN para apresentar sistema de votação

Publicada em: 09/09/2020

Empresas envolvidas detalharam mecanismos de segurança e o sistema de votação eletrônica, além de responderem questionamentos das chapas

Por Dâmares Vaz
Edição: Nilza Murari

A Comissão Eleitoral Nacional – CEN promoveu nesta quarta-feira, 9 de setembro, reunião de apresentação do sistema das Eleições 2020 do SINAIT às chapas concorrentes à Diretoria Executiva Nacional – DEN.  Conforme já divulgado, a The Perfect Link é a empresa que audita o processo eleitoral e a Studiorama a que desenvolve o sistema de votação – relembre aqui.

A reunião com os representantes das chapas estava definida desde o início do processo eleitoral e ocorreu virtualmente, pelo aplicativo Zoom. Pela Chapa 1, participaram os fiscais Higor Ramos e Paulo Mendes. Pela Chapa 2, como fiscais, Rosa Jorge e Francisco Luis Lima, além de outros integrantes de ambas, de membros da Diretoria Executiva Nacional e de empregados do Sindicato que assessoram a realização do pleito.

Depois da apresentação das empresas a respeito dos respectivos processos de segurança e de funcionamento do sistema de votação, foram dirimidas diversas dúvidas dos presentes.

Ao abrir a reunião, o presidente do SINAIT, Carlos Silva, detalhou como se deu o processo de escolha das prestadoras de serviço. Ele ainda explicou que as chapas poderiam encaminhar questões à CEN, que irá prestar os devidos esclarecimentos aos candidatos. “Desejo a todos o melhor processo eleitoral. E lembro que, diante do momento que o País vive, os concorrentes devem estar imbuídos do propósito de buscar o melhor para a categoria”, disse Carlos Silva.

Segurança

O perito, auditor e CEO da The Perfect Link, Fernando Barreira, começou a apresentação afirmando que esse tipo de reunião com os candidatos vem se tornando comum. “É uma janela de transparência, um momento antes do início da votação em que é possível passar a todos os envolvidos o que está sendo feito para garantir a credibilidade do processo.”

A auditoria prestada pela empresa envolve a totalidade do pleito, como a segurança do sistema e o atendimento às regras do negócio, ou seja, o cumprimento do Estatuto Eleitoral. Em relação ao período, de acordo com Barreira, a auditoria das eleições inclui todas as etapas anteriores às votações e se estende até que todas as questões sejam dirimidas, mesmo depois de o resultado ter sido apurado e homologado. “Mas de forma geral, entregamos o relatório da auditoria até 24 horas depois de finalizada a eleição.”

Ele respondeu dúvidas sobre como se dá a verificação de segurança nas diversas camadas do sistema, sobre a blindagem do ambiente contra pessoas não aptas a votar, sobre os métodos e ferramentas para evitar diversos tipos de ataques, sobre a identificação de usuários, sobre a identificação dos acessos autorizados ao sistema, sobre a integridade da base de dados, sobre a confiabilidade da aferição dos votos.

“O ambiente está sendo testado e auditado com antecedência. Quando estivermos mais perto da votação, as verificações serão refeitas, assim como todos os procedimentos técnicos, que se utilizam de ferramentas profissionais e atualizadas”, pontuou o CEO da The Perfect Link.

Simulação

A Studiorama fez uma simulação de como irá funcionar o ambiente de votação, conduzida pela analista de Tecnologia da Informação Bruna Kumagai. Foram detalhadas as etapas de acesso, login, recuperação de senha, passo a passo do voto, até a fase final de confirmação do voto. Para acesso, foi usado um banco de dados também simulado, com quatro votantes. O banco de dados que será usado na eleição do SINAIT será selado no dia 15 de setembro, quando será inserido no sistema, ação também feita sob auditoria.

É importante que o filiado do Sindicato atualize os dados cadastrais até a data de 15 de setembro, pois essas serão as informações usadas pelo sistema de votação. Uma delas, bastante importante, é o e-mail de recuperação da senha de acesso à área restrita – caso o usuário perca ou esqueça a senha atual. Essa senha também será usada para login no ambiente de votação.

Ao entrar no sistema, o usuário irá se deparar com até quatro telas, para escolher os candidatos à DEN, ao Conselho Fiscal Nacional, às Diretorias Executivas Locais (nos estados onde houver Delegacia Sindical) e aos Conselhos Fiscais Locais (nos estados onde houver Delegacia Sindical). Ao final, aparece mais uma tela, de confirmação, com o resumo das escolhas feitas. A essa etapa o votante deve prestar bastante atenção, pois sem essa confirmação, o voto não será computado.

Finalizada a votação, um protocolo é gerado e enviado para o e-mail do cadastro. O processo pode ser reiniciado a qualquer momento antes da confirmação, caso o filiado tenha dúvidas sobre o voto. Se houver algum imprevisto durante a votação, como queda no fornecimento de energia ou internet, antes da confirmação, é preciso refazer o voto. Cada votante, identificado pelo CPF, somente poderá votar uma vez.

A CEN reforça que o acesso ao ambiente de votação se dará mediante a senha da área restrita. Depois do dia 15 de setembro, quando será selado o banco de dados utilizado no sistema, a recuperação da senha ocorrerá no ambiente de votação. Tudo isso estará devidamente sinalizado ao filiado que acessar a área restrita depois desse prazo.

Questionamentos

Ao longo da reunião foram apresentadas dúvidas dos representantes das chapas. Outras questões ainda serão enviadas à CEN e respondidas por escrito pela The Perfect Link e pela Studiorama, detalhando ao máximo todas as etapas que envolvem o processo eleitoral.

Lembrete

A votação ocorrerá de 9 a 14 de outubro de 2020, de forma exclusivamente eletrônica. O início será às 9 horas do dia 9 de outubro e o encerramento às 20 horas do dia 14 de outubro – horários de Brasília. Fique atento.

Dúvidas

Quaisquer dúvidas, questionamentos, apontamentos, sugestões ou comentários sobre a eleição, inclusive sobre as empresas contratadas no âmbito do processo eleitoral, devem ser dirigidas à CEN, conforme estabelecido no art. 3º, parágrafos 4º e 5º do Regulamento das Eleições do SINAIT para o Triênio 2020/2023, que se encontra na área restrita do site, na aba COMUNICAÇÃO – ELEIÇÕES - 2020.

O e-mail disponibilizado para o recebimento dessas questões é eleicoes2020@sinait.org.br.

Leia também:

Eleições 2020 – Votação será eletrônica. Verifique se você tem acesso à área restrita do site com antecedência

Eleições 2020 – CEN divulga prazo para cadastramento e atualização de dados dos filiados aptos a votar