11 Set

Covid-19: Auditores-Fiscais do Trabalho de Goiás e profissionais de saúde organizam uma semana de lives

Publicada em: 11/09/2020

De 14 a 18 de setembro, sempre às 19h, haverá debates sobre a segurança dos trabalhadores e dos pacientes nestes tempos de pandemia

Por Solange Nunes
Edição: Nilza Murari

Na semana de 14 a 18 de setembro, haverá debates diários, a partir das 19h, sobre o tema “A Segurança do Trabalhador da Saúde e a Segurança do Paciente” sob o ponto de vista da pandemia da Covid-19. Os encontros marcam o Dia Mundial de Segurança do Paciente da Organização Mundial de Saúde – OMS, que terá o foco na segurança dos trabalhadores da saúde e em sua prioridade por alcançar a segurança dos pacientes. Os encontros estão sendo organizados pela Auditoria-Fiscal do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho de Goiás – SRT/GO, em conjunto com instituições de saúde públicas e privadas.

Os debates diários serão mediados pela Auditora-Fiscal do Trabalho Jacqueline Carrijo, coordenadora das Auditorias-Fiscais do Trabalho nos Estabelecimentos de Saúde Pública e Privada da SRT/GO; Adriana Gomes Pereira, coordenadora Estadual de Segurança do Paciente e Controle de Infecção da Superintendência de Vigilância em Saúde; e por Raimundo Nonato Filho, diretor técnico do Hospital Anis Rassi, consultor médico do Hospital Sírio Libanês e membro do Programa Todos Pela Saúde – Aliança Contra Covid-19.

Em debate, na segunda-feira, dia 14 de setembro, às 19h, “A importância do trabalho seguro, da comunicação e das decisões coletivas das equipes multidisciplinares nos ambientes hospitalares”. Como expositores, representantes do HC, HGG, HDT, Huana e Anis Rassi.

Os debatedores serão: Larisse Marques de Andrade, Farmacêutica Hospitalar Responsável Técnica do Hospital do Coração Anis Rassi; Natalie Alves Andraschko, Enfermeira Diretora de Enfermagem do Hospital Estadual Geral de Goiânia Dr. Alberto Rassi; Rodrigo Trostdorf, Engenheiro de Segurança do Trabalho do SESMT do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC/UFG); Stefane Arruda Macedo, Enfermeira, Coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente e Gerenciamento de Riscos do Hospital de Doenças Tropicais (HDT); e Thayssa Faria, Médica pela UFG, Médica do Trabalho do SESMT do Hospital de Urgências de Anápolis (HUANA).

Link de acesso: https://zoom.us/j/94826150873?pwd=S0FtQ24vTGdPMlZuZXgyUkRHd0Jkdz09
Usuário: 948 2615 0873
Senha: saude

Na terça-feira, dia 15 de setembro, às 19h, o tema será “A gestão hospitalar responsável e ética garante a segurança dos trabalhadores, dos pacientes e do meio ambiente”. Participarão como expositores Alexia Costa, farmacêutica com MBA em Engenharia de Qualidade, Diretora Técnica e Científica do Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES); Alessandro Purcino, administrador Hospitalar e Advogado, Especialista em Gestão Internacional de Sistemas de Saúde pelo Galilee College de Israel, em Gestão Empresarial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em Direito Público pela Universidade Gama Filho, Diretor Administrativo no Hospital Geral de Goiânia Dr. Alberto Rassi – HGG.

Link de acesso: https://zoom.us/j/92346411898?pwd=L1U3SzZHMW1vZzVUSXcrNGd6MUR2UT09
Usuário: 923 4641 1898
Senha: saude

Na quarta-feira, dia 16 de setembro, às 19h, dois assuntos em pauta: “A importância do SUS para a sociedade brasileira durante a pandemia” e “Gerenciando a crise com responsabilidade à vida”. No primeiro tema, participará como expositor Guilhermo Sócrates, médico Infectologista, Diretor Geral do Hospital de Campanha (HCAMP Goiânia), Consultor Médico do Hospital Sírio Libanês. No segundo tema, participará como expositor Stephan Sperling, médico de Família e Comunidade, Médico Sênior do Hospital Sírio Libanês para o PROAD-SUS Regula Mais Brasil.

Link de acesso: https://zoom.us/j/94687783411?pwd=NDg3cHRZbWpiREs2UEN3SzB5UTM5QT09
Usuário: 946 8778 3411
Senha: saude

Em discussão, na quinta-feira, dia 17 de setembro, às 19h, “Valorização profissional e desafios éticos” e “Monitoramento, boletim epidemiológico, diagnóstico dos afastamentos, adoecimento, óbitos de profissionais de saúde em Goiás e no Brasil em razão da pandemia”. Os expositores serão o presidente do CremeGO, Paulo Roberto Cunha Vencio, e o presidente do Coren-GO, Ivete Santos Barreto.

Link de acesso: https://zoom.us/j/92050912907?pwd=ZTcwWk1sSnpvNEFBZUh5d3h4MG9SQT09
Usuário: 920 5091 2907
Senha: saude

Na sexta-feira, dia 18 de setembro, às 19h, em pauta “Bioética na pandemia: os desafios éticos, morais, religiosos, tecnológicos de condutas e estratégias possíveis dos profissionais de saúde durante a pandemia – Uma reflexão para a não normalização do caos”.

Link de acesso: https://zoom.us/j/96148599724?pwd=ZTZBWXk1eXp3RTdQaVFkNWNIQkxIQT09
Usuário: 961 4859 9724
Senha: saude

Acompanhe os debates durante a semana e divulgue!