18 Set

Eleições SINAIT 2020 – Chapas chegam a consenso sobre regras do debate

Publicada em: 18/09/2020

Debate será feito pelo canal SINAIT PLAY, no YouTube, e pelo Facebook, no dia 24 de setembro, às 18h. Mediadores auxiliares e representantes das chapas estarão presencialmente na sede do Sindicato

Por Nilza Murari

Em segunda reunião, realizada na tarde desta sexta-feira, 18 de setembro, representantes da Chapa 1 – Juntos Somos Fortes e da Chapa 2 – Valorização e Luta, concorrentes à Diretoria Executiva Nacional do SINAIT – DEN, chegaram a um consenso sobre as regras do debate, que será de 18 às 20h30 do dia 24 de setembro, no canal SINAIT PLAY, no YouTube, e pelo perfil do SINAIT no Facebook. Também participaram integrantes da Comissão Eleitoral Nacional – CEN e empregados do SINAIT envolvidos no processo eleitoral.

Marcelo Campos pela Chapa 1 e Bob Carvalho e Carlos Silva pela Chapa 2, decidiram a forma da realização do sorteio de perguntas do público aos candidatos durante o debate. Ainda foi apresentada e aprovada a solução de cronômetro para marcar os tempos de apresentação das chapas, perguntas, repostas, réplicas e considerações finais.

As chapas poderão usar os dez minutos de apresentação da forma que decidirem, por exemplo, mesclando fala ao vivo e apresentação de vídeo.

Pelo acordo entre as chapas, os mediadores auxiliares estarão presencialmente na sede do SINAIT no dia 24. Os nomes serão indicados até as 12h do dia 23 de setembro. O mediador, escolhido por consenso, será o jornalista e cientista político Leonardo Sakamoto, presidente da ONG Repórter Brasil. O convite foi formulado pelo presidente do SINAIT, Carlos Silva.

Um e-mail – debate@sinait.org.br – será criado exclusivamente para receber perguntas do público a partir do início do debate até o final do segundo bloco. Não serão consideradas as perguntas que chegarem antes do horário de início do debate nem as perguntas que forem formuladas no chat do YouTube nem nos comentários do Facebook, antes, durante ou depois do debate.

O e-mail será acessado pelos dois mediadores auxiliares, que identificarão se as perguntas são dirigidas à Chapa 1, à Chapa 2 ou às duas chapas. Serão colocadas em urnas separadas e o sorteio será feito por eles ao final da apresentação das chapas, ao final do primeiro bloco e ao final do segundo bloco. “O formato garante transparência e será integralmente filmado”, diz o presidente do SINAIT.

Somente serão aceitas perguntas de Auditores-Fiscais do Trabalho filiados ao SINAIT, em condições de votar, com identificação de nome e local de votação. O filiado deverá colocar apenas uma pergunta em cada e-mail, com a identificação de assunto: Pergunta para a Chapa 1 ou Pergunta para a Chapa 2 ou Pergunta para ambas as chapas.

Também ficou acertado que, além dos mediadores, as chapas poderão indicar representantes para acompanhar o trabalho da equipe técnica durante a transmissão do debate.

As chapas terão ainda um terceiro encontro, para ajustes técnicos, antes do debate. Será na manhã de terça-feira, 22 de setembro, para fazer uma simulação da transmissão.

Acesse aqui o Regulamento aprovado pelas chapas para o debate.​