25 Set

Eleições SINAIT 2020: em debate virtual, candidatos apresentam propostas para o futuro do Sindicato Nacional

Publicada em: 25/09/2020

Por Solange Nunes
Edição: Nilza Murari

Cerca de 1,5 mil pessoas acompanharam pelo canal SINAIT PLAY e pelo perfil do SINAIT no Facebook, nesta quinta-feira, 24 de setembro, com pico de 419 pessoas ao mesmo tempo, o primeiro debate virtual das Eleições do Sindicato Nacional para o Triênio 2020/2023. O meio virtual foi escolhido em razão da recomendação de distanciamento social devido à pandemia de Covid-19 no País. A votação ocorrerá de 9 a 14 de outubro, de forma exclusivamente eletrônica, que se iniciará às 9 horas do dia 9 de outubro e se encerrará às 20 horas do dia 14 de outubro – horários de Brasília.

Os candidatos à presidência da Diretoria Executiva Nacional – DEN Einstein Coutinho de Almeida, da Paraíba, pela Chapa 1 – Juntos Somos Fortes, e Bob Everson Carvalho Machado, do Rio Grande do Sul, Chapa 2 – Valorização e Luta, acompanhados, respectivamente, dos companheiros de chapa Marcelo Campos e Carlos Silva, responderam perguntas e explanaram ideias e caminhos para o futuro do Sindicato Nacional e da Auditoria-Fiscal do Trabalho no Brasil.

O debate foi mediado pelo jornalista e cientista político Leonardo Sakamoto, presidente da ONG Repórter Brasil. Ele contou com o auxílio dos Auditores-Fiscais do Trabalho Augusto José Lemos de Lima (RJ) e Vânius Corte (RS), que estiveram presencialmente na sede do SINAIT para receber e sortear as perguntas enviadas pelo e-mail debate@sinait.org.br.

Os internautas enviaram 418 perguntas por e-mail a partir do início do debate. Nove foram sorteadas pelos mediadores auxiliares para serem respondidas pelos candidatos. As questões levantadas trataram, por exemplo, sobre a resolução dos conflitos jurídicos coletivos de interesse da categoria e as ações do SINAIT para proteger as atribuições da Fiscalização do Trabalho que estão sendo reivindicadas por outros órgãos.

Os representantes das duas chapas falaram ainda sobre liberdade sindical, livre filiação, autonomia e fortalecimento da Inspeção do Trabalho, questões administrativas e a luta coletiva pela categoria para beneficiar ativos e aposentados.

Einstein Coutinho disse que “irrefutavelmente, tivemos a oportunidade de exercer o senso critico em face de diversas questões de interesse de nossa categoria! Neste diapasão, a categoria recebeu valiosas propostas por parte desta iniciativa coletiva”.

Bob Machado considerou que “pudemos demonstrar que somos os mais preparados e que os integrantes da Chapa 2 são pessoas experientes e capacitadas a fazer o enfrentamento das grandes questões da categoria dos Auditores-Fiscais do Trabalho”. 

Leonardo Sakamoto avalia que o debate cumpriu seu propósito, mas defendeu um outro tipo de formato, mais parecido com o adotado nos EUA, em que os temas são integralmente levantados pelo público.

Mediadores

Os mediadores Augusto Lima e Vânius Corte consideraram o debate produtivo e esclarecedor.

Augusto Lima destacou que o debate significou uma oportunidade muito boa para o esclarecimento de dúvidas e questões para a categoria. “Faço uma avaliação positiva do debate, que apesar da pandemia da Covid-19 no País, foi exitoso pelo número de perguntas e a grande quantidade de acessos”.

Vânius Corte afirmou que o debate “esclareceu alguns pontos e vai contribuir para os colegas decidirem sobre o futuro da categoria”.

Representantes das chapas

Também estiveram na sede do SINAIT os representantes da Chapa 1 – Shakti Borela (DF), e da Chapa 2 – Marco Aurélio Gonsalves, que acompanharam os trabalhos técnicos da transmissão e aferiram de maneira positiva o debate.

Para Borela, a live foi importante e representou uma oportunidade para os filiados conhecerem as propostas e avaliar o que as chapas pensam para o futuro da entidade. “O debate permite, dessa forma, que os Auditores-Fiscais do Trabalho escolham a chapa de maneira mais fundamentada”.

Marco Aurélio elogiou o debate. “A live foi muito bem organizada, dirigida e mediada. Além de tudo, teve uma estrutura democrática”. 

Acesse aqui para conferir os integrantesda Chapa 1, aqui para a Chapa 2 e aqui para conhecer a relação de  presidente e vice-presidentes das Chapas concorrentes às Diretorias das Delegacias Sindicais do SINAIT. Todos os documentos relativos à eleição e materiais das chapas estão na área restrita do site – aba Comunicação – Eleições – 2020.

Veja e reveja aqui a live do debate das Chapas para eleições do SINAIT Triênio 2020/2023.​