12 Out

Trabalho infantil – Neste Dia da Criança, SINAIT lança o podcast “Nossas crianças”

Publicada em: 12/10/2020

A Auditora-Fiscal do Trabalho Marinalva Dantas e Isa Oliveira, secretária executiva do FNPETI, foram as entrevistadas deste novo episódio

Por Nilza Murari

Neste 12 de outubro, Dia da Criança, o SINAIT lança mais um Podcast – episódio 5, relacionado aos direitos das crianças e dos adolescentes, e parte integrante da campanha institucional 2020/2021 “Trabalho infantil, uma realidade que poucos conseguem ver”. O Brasil tem, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE de 2016, cerca de 2,4 milhões de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos no trabalho.

A diretora do SINAIT, Ana Palmira Arruda, e o Auditor-Fiscal do Trabalho Vânius Corte, entrevistaram a Marinalva Dantas, Auditora-Fiscal do Trabalho pioneira no combate ao trabalho infantil, Isa Oliveira, secretária Executiva do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil – FNPETI. Elas falam sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, os prejuízos causados pelo trabalho infantil e os desafios para sua erradicação no Brasil, como a pandemia da Covid-19 e o agravamento da desigualdade social. O País assumiu compromisso internacional de adotar medidas para erradicar o trabalho infantil até 2025.

Para jogar luz sobre esse tema, a Organização das Nações Unidas – ONU elegeu 2021 como o ano Internacional do Combate ao Trabalho Infantil. A Fiscalização do Trabalho tem tudo a ver com isso e várias entidades e instituições, como o FNPETI, estão se mobilizando para um ano de muitas ações afirmativas para a conscientização da sociedade sobre os males causados pelo trabalho infantil.

Neste 12 de outubro, o Fórum lança sua campanha #VotepelaInfancia, buscando atrair atenção para o tema nas eleições municipais de novembro, que se soma à campanha do SINAIT. Isa Oliveira, diante de posicionamento de autoridades sobre o tema, tem dito: “se fosse bom, ficaria restrito às crianças das classes mais privilegiadas”.

Nesta data, use em suas redes sociais as hashtags #VotepelaInfancia + #TrabalhoInfantilEuCombato. É a união das duas campanhas no combate ao trabalho infantil no Brasil.

Ouça aqui o podcast Nossas Crianças.