14 Out

Eleições SINAIT 2020: Chapa 2 – Valorização e Luta vence com 56% dos votos válidos

Publicada em: 14/10/2020

Por Nilza Murari

A Chapa 2 – Valorização e Luta venceu as eleições para a Diretoria Executiva Nacional – DEN do SINAIT, gestão do triênio 2020/2023. A Chapa Valorização e Luta recebeu 1.682 votos de um total de 3.001 votos válidos, correspondendo a 56%. A Chapa 1 – Juntos Somos Fortes recebeu 1.319 votos, equivalente a 44%. Foram registrados 17 votos brancos e 14 votos nulos, totalizando 3.032 votantes.

Pontualmente às 20h, horário de Brasília, a presidente da Comissão Eleitoral Nacional – CEN, Maria Amélia Andrade Rêgo, iniciou a Cerimônia de Apuração, em reunião virtual, com a presença do auditor Fernando Barreira – da empresa The Perfect Link –, dos integrantes da CEN – Carlos Moisés, Cláudia Ribeiro, João Paulo Machado, Maria Cândida e Samuel Alves –, da Diretoria Executiva Nacional – DEN e de representantes da Chapa 2 – Valorização e Luta. Os representantes da Chapa 1 – Juntos Somos Fortes foram convidados e informaram que não participariam da reunião. Todo o procedimento foi monitorado pela empresa de auditoria independente The Perfect Link.

Após o encerramento da votação, o sistema descriptografou os votos e fez a apuração, sob o monitoramento da auditoria. O resultado da apuração recebe uma assinatura digital do sistema e da empresa de auditoria. Em até 48 horas o laudo da The Perfect Link será emitido, validando ou não a eleição, baseado nos mecanismos de controle, minuto a minuto, durante os seis dias de votação.

Delegacias Sindicais

Três Delegacias Sindicais tiveram duas chapas disputando as Diretorias Executivas Locais – DELs.

Na Bahia, a vencedora foi a Chapa 1 – Independência, União e Luta.

Na Paraíba, a Chapa 2 – União pela Auditoria-Fiscal do Trabalho venceu a disputa.

No Rio de Janeiro, venceu a Chapa 2 – União e Trabalho.

Conselho Fiscal Nacional

 Os três integrantes eleitos para o Conselho Fiscal Nacional – CFN foram Franklim Rabêlo, Odessa Martins e Milton Batista.

Agradecimentos

O presidente do SINAIT, Carlos Silva, inicialmente, agradeceu a expressiva participação da categoria, que legitima o resultado das eleições. Este pleito registrou uma das menores abstenções do histórico das eleições do Sindicato. Ele agradeceu ao empenho e seriedade da Comissão eleitoral, à diretoria do SINAIT e à equipe de apoio às eleições, assim como às empresas Studiorama e The Perfect Link. Ressaltou a importância e eficiência do plantão de informações que funcionou durante todo o tempo. Disse ainda que, passadas as eleições, espera que as divergências se transformem em convergências para enfrentar as adversidades e transpor barreiras.

Após a apuração, Bob Machado, presidente eleito pela Chapa 2 – Valorização e Luta, agradeceu a dedicação e tranquilidade da Comissão Eleitoral Nacional numa eleição particularmente muito disputada. “Soube muito bem conduzir os trabalhos e o processo eleitoral”, disse ele. Agradeceu também aos componentes de sua chapa, à DEN e aos colaboradores que tornaram possível a realização da eleição, em processo totalmente eletrônico. “O processo eleitoral é uma festa da democracia, embora muitas vezes seja difícil, duro, mas representa o pensamento e a vontade do conjunto dos Auditores-Fiscais do Trabalho. Passo o pleito, precisamos unir toda essa força que se somou durante o processo eleitoral para enfrentar as grandes dificuldades que teremos pela frente. Agradeço a todos os filiados do SINAIT que participaram da eleição”, finalizou.

Rosa Jorge e Francisco Luís Lima também agradeceram à CEN pela condução dos trabalhos, por seu empenho e dedicação. As palavras de agradecimento também vieram dos integrantes da Comissão, que trabalharam de forma colaborativa e com autonomia, decidindo sempre em conjunto os passos e decisões a serem tomadas em cada caso.

Confira aqui os relatórios de apuração.