23 Out

Precatórios – Cuidado ao receber propostas de compra e venda. Previna-se de golpes!

Publicada em: 23/10/2020

Por Nilza Murari

Auditores-Fiscais do Trabalho de diversos estados, especialmente os aposentados, têm relatado ao SINAIT que estão sendo contatados por e-mail ou telefone por empresas e instituições financeiras que fazem ofertas para a compra de precatórios.

A decisão de vender ou não os precatórios é de cada um. O SINAIT, entretanto, vê-se na obrigação de alertar que é preciso estar atento a possíveis golpes e também avaliar bem as propostas apresentadas. Na maioria dos casos, o deságio é muito alto.

A primeira providência é checar se a empresa existe, se é idônea. Consultas a sites de Juntas Comerciais, de governos estaduais e federal podem ajudar a verificar a existência das empresas, sua situação no mercado, etc. Depois, localize alguém que já tenha experiência de compra e venda com a empresa. E, por último, se a proposta realmente vale a pena. Caso não tenha necessidade, considere a opção de aguardar pelo pagamento integral que lhe é devido.

Previna-se, peça ajuda e informações em caso de dúvidas. Não caia em golpes! A possibilidade de não recuperar os valores é grande.​