27 Nov

Abertas as inscrições para a I Jornada Ipê: inovações no combate ao trabalho escravo

Publicada em: 27/11/2020

Por Andrea Bochi, com informações da Detrae

Edição: Nilza Murari

A Secretaria de Inspeção do Trabalho – SIT e a Organização Internacional do Trabalho – OIT promovem, no dia 2 de dezembro, das 14h30 às 16h30, pela internet, a I Jornada Ipê: inovações no combate ao trabalho escravo. Serão apresentadas, na ocasião, duas importantes ferramentas para o monitoramento e combate ao trabalho escravo. A data coincide com o Dia Internacional para Abolição da Escravatura.

Um dos instrumentos a serem apresentados é o Sistema Ipê plataforma on line que permite inserir, processar, classificar e acompanhar denúncias de trabalho escravo. O sistema irá centralizar todos os casos de trabalho escravo, facilitando o monitoramento das ocorrências e a elaboração de políticas públicas.

O outro dispositivo é o Fluxo Nacional de Assistência às Vítimas do Trabalho Escravo, que estabelece um norte para a atuação dos entes federativos e atores sociais que lidam com o combate à escravidão moderna no Brasil. Ele define os papéis e responsabilidades de cada um dos atores envolvidos e assegura atendimento humanizado às vítimas, garantindo seu encaminhamento às políticas e serviços públicos pertinentes.

Para participar da Jornada é necessário acessar o endereço http://sistemaipe.com/ e preencher a ficha de inscrição gratuitamente até a próxima segunda-feira, 30 de novembro. 

O evento é voltado para gestores públicos e atores sociais ligados ao tema.