01 Dez

Conselho de Delegados Sindicais aprova orçamento do SINAIT para 2021

Publicada em: 01/12/2020

Por Nilza Murari

Nesta segunda-feira, 30 de novembro, o Conselho de Delegados Sindicais – CDS, convocado pela Mesa Diretora, realizou a última reunião da gestão que termina no dia 1º de dezembro. A pauta foi a análise e deliberação sobre a proposta orçamentária do SINAIT para 2021.

A presidente da Mesa Diretora, Olga Valle Machado, abriu a reunião e passou a palavra para o presidente do SINAIT, Carlos Silva, que fez a apresentação da proposta de orçamento para o próximo ano.

Com base na observação do comportamento dos gastos dos anos de 2019 e de 2020 – até agosto, a proposta foi alicerçada em cinco diretrizes: Fortalecimento do SINAIT; Divulgação do trabalho e resultado da atuação dos Auditores-Fiscais do Trabalho; Defesa das competências, prerrogativas e direito dos Auditores-Fiscais do Trabalho; Fortalecimento da comunicação dentro da categoria; Valorização da carreira da Auditoria-Fiscal do Trabalho e defesa de melhores condições de trabalho.

A proposta foi aprovada por maioria – 21 votos SIM e um voto NÃO. Estiveram ausentes as representações das Delegacias Sindicais do Maranhão, da Paraíba e de São Paulo.

Segundo Carlos Silva, a proposta foi construída com base em expectativas de atividades que serão desenvolvidas em 2021. Entretanto, em razão da pandemia, há muitas incertezas. Uma das demandas que deverá exigir esforços e mobilização é a reforma administrativa. Também observou que muitas práticas adotadas durante este ano de 2020 devido à pandemia da Covid-19 vieram para ficar, como eventos e reuniões on line. Está previsto, ainda, a modernização de equipamentos de informática do Sindicato Nacional para atender a novas demandas como a implantação de uma Central de Atendimento aos filiados.

Esta foi a última reunião do Conselho de Delegados Sindicais da gestão 2017/2020. Nesta quarta-feira, 2 de dezembro, inicia-se a nova gestão, dos mandatos de 2020 a 2023.