04 Dez

Defesa do Serviço Público: Fonasefe promove “Jornada de lutas” em Brasília nos dias 8, 9 e 10 de dezembro

Publicada em: 04/12/2020

Por Lourdes Marinho

Edição: Nilza Murari

A organização de uma Jornada de Lutas que ocorrerá em Brasília no período de 8 a 10 de dezembro foi discutida em reunião virtual nesta quinta-feira, 3 de dezembro, pelas entidades que integram o Fonasefe.  

Os protestos são em defesa da democracia nas Instituições Federais de Ensino – IFEs, dos direitos dos trabalhadores das estatais e dos servidores públicos, e pela manutenção do auxílio emergencial de R$ 600 para a população mais vulnerável do País.

Atividades  

Na terça-feira, 8 de dezembro, as entidades de educação ligadas ao Fonasefe promovem, às 18h30, um “Ato on line em Defesa da Democracia e Autonomia das IFEs”.

Na quarta-feira, 9, às 9h, será realizada uma audiência pública na Câmara dos Deputados, em Brasília, para tratar dos ataques do governo ao funcionalismo público. A atividade é promovida por diversas Frentes Parlamentares. A transmissão será feita pelo Youtube da Câmara e TV Câmara e deve ser compartilhada no Facebook e Youtube por outras entidades.

Mobilização de rua

Na quinta-feira 10, será realizado o “Dia Nacional de Luta contra a Reforma Administrativa, em defesa do auxílio emergencial e da democracia”. Às 9h os servidores sairão em carreata do Palácio do Buriti, em Brasília, até a Esplanada dos Ministérios. Lá será apresentada a peça teatral “A Reforma que Deforma”, com atores locais, para chamar a atenção da sociedade para o desmonte do serviço público.

A mobilização de rua terá transmissão ao vivo pelo Facebook e Youtube das entidades que integram o Fonasefe, com transmissão centralizada pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior – Andes.