18 Jan

Em artigo, Auditor-Fiscal reflete sobre a história da Inspeção do Trabalho e os 130 anos de proteção ao trabalhador

Publicada em: 18/01/2021

Por Solange Nunes

Edição: Nilza Murari

O Auditor-Fiscal do Trabalho Carlos Alberto de Oliveira, do Rio de Janeiro, escreveu o artigo “Inspeção do Trabalho no Brasil – 130 anos de proteção ao trabalhador”. O título reflete uma transformação histórica e o amadurecimento de uma carreira que ajudou a construir as relações de trabalho no Brasil.

O autor enfatiza a criação da Inspeção do Trabalho e suas várias fases até chegar ao patamar de carreira de Estado, atividade essencial no enfrentamento à pandemia da Covid-19 e o protagonismo da fiscalização trabalhista no combate à fraude do Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda – BEm. Além disso, lembra os ataques diretos e indiretos à Fiscalização do trabalho e, apesar da crise sanitária, a atuação contínua com o objetivo de garantir o equilíbrio entre o capital e o trabalho, buscando dignidade ao trabalhador.

Segundo Carlos Alberto, este mês de janeiro deve marcar o início de uma reflexão sobre onde o governo quer chegar com a atual política dispensada à Auditoria-Fiscal do Trabalho, cujo fito é “claramente o de enfraquecer o órgão de proteção ao trabalhador, num mundo do trabalho tão atacado e fragilizado como o dos dias atuais”.

Leia aqui o artigo do Auditor-Fiscal do Trabalho Carlos Alberto de Oliveira. O texto está também disponível na aba Mídias – Artigos de Auditores-Fiscais do Trabalho.