26 Jan

Fonasefe avalia e programa novas atividades

Publicada em: 26/01/2021

Por Solange Nunes

Edição: Nilza Murari 

O Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais – Fonasefe reuniu-se nesta segunda-feira, dia 25 de janeiro, com o objetivo de unir as categorias em torno de uma pauta conjunta. Como temas centrais “Vacina para todos”, “Contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 32/2021”, Reforma Administrativa, e “Não às Privatizações”. 

Além desses temas, as entidades discutiram sobre a importância da vacinação dos servidores, antes do retorno ao trabalho presencial nos órgãos públicos, já que os servidores públicos federais estão na linha de frente no combate à Covid-19 no Brasil. 

Carreatas

Na ocasião, os integrantes do movimento avaliaram positivamente as carreatas que ocorreram no dia 23 de janeiro em todo o país pedindo “Fora Bolsonaro”, “Vacina para Todos” e “Não às Privatizações”. As cidades que participaram dos protestos foram: Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS); Florianópolis (SC), Goiânia (GO); João Pessoa (PB), Palmas (TO), Rio de Janeiro (RJ); Rio Branco (AC), São Paulo (SP), entre outras. 

Agenda

Nesta terça-feira, dia 26 de janeiroàs 10h - inscrição WSF2021.net -, o Fórum realiza a mesa de debate  no Fórum Social Mundial (FSM) 2021. Como tópico central “Trabalhadores dos Serviços Públicos Federais na Luta pela Democracia e pela Vida”. Participarão da mesa: Lúcia Souto, presidente do Centro Brasileiro de Estudos da Saúde (Cebes); Gulnar Azevedo, presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco); Mychelle Alves, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz (Asfoc-SN); Jupiara Castro, representante da Fasubra no Conselho Nacional de Saúde; representante Sindicato dos Técnicos-Administrativos do Ensino Superior (Fasubra). 

Semana Nacional de Combate ao Trabalho Escravo

O diretor de Relações Intersindicais do SINAIT, Marco Aurélio Gonsalves, lembrou a Semana Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, de 25 a 29 de janeiro. Entre as atividades da semana, o SINAIT promoverá, on line, o “Ato público: Chacina de Unaí – Chaga da Impunidade”, na quinta-feira, dia 28 de janeiro, às 14h30, para cobrar a prisão dos últimos condenados pelo crime que matou, em 2004, três Auditores-Fiscais do Trabalho e um motorista do extinto Ministério do Trabalho. A transmissão será pelo canal Sinait Play, no Youtube