19 Jul

Servidores se preparam para contrapor visão do governo sobre desempenho. Entidades querem apresentar projeto próprio

Publicada em: 19/07/2021

Por Dâmares Vaz, com informações do Fonacate.

Edição: Andrea Bochi

A reforma administrativa – contida na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/2020 – ainda nem passou, mas começa a surgir no horizonte a discussão sobre avaliação de desempenho dos servidores públicos. Atento a isso, o Fórum das Carreiras de Estado (Fonacate) se prepara para apresentar um anteprojeto sobre o tema, sob a visão dos servidores e considerando a realidade e melhores práticas no funcionalismo, como forma de se contrapor a uma futura proposta do governo e sua base.

O tema será debatido pelo Fonacate no dia 30 de julho, em seminário promovido por ele em parceira com o Movimento Pessoas à Frente, sobre gestão de desempenho no setor público. Virtual, o seminário será transmitido no canal do Fonacate no Youtube e redes sociais das entidades afiliadas e parceiras. Além disso, o fórum mantém um Grupo de Trabalho que se debruça sobre o assunto.

O presidente do Fonacate, Rudinei Marques, registra que, com a PEC 32 tramitando na Câmara, muitos parlamentares têm falado sobre a avaliação de desempenho no setor público. “Mas ignoram que o assunto não é tratado em nenhum dispositivo da proposta. Vamos nos adiantar e tentar elaborar, em articulação com entidades parceiras, um projeto consistente sobre gestão de desempenho, a partir das experiências hoje praticadas em diversos órgãos da Administração Pública”, explicou.