07 Out

Como parte da Canpat, Inspeção do Trabalho realiza Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas

Publicada em: 07/10/2021

Por Dâmares Vaz, com informações da SIT.

Edição: Andrea Bochi

Como parte da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Canpat), a Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) promove, desde 2018, o Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas (DNSSE), celebrado no dia 10 de outubro, por definição da Lei 12.645/2012.

O DNSSE consiste em uma aula voltada a um tema de segurança e saúde para os estudantes. Em 2021, a SIT e as Superintendências Regionais do Trabalho (SRTs) nos estados organizam diversas ações, com a participação de várias instituições parceiras, tendo como tema “bullying”, haja vista a sua ocorrência no contexto escolar.

Nesta sexta-feira, dia 8 de outubro, às 8h45, no canal da Escola Nacional de Inspeção do Trabalho (Enit) no YouTube, ocorre transmissão de uma palestra sobre bullying escolar, com a doutora em Ciências da Educação Cleo Fante, reconhecida no País como uma das maiores especialistas no assunto. Para assistir, clique aqui e ative as notificações do canal da Enit.

A SIT destaca que o DNSSE é realizado com o apoio de Auditores-Fiscais do Trabalho, técnicos de segurança do trabalho, engenheiros de segurança do trabalho e muitos outros parceiros, que estarão disponíveis em diversas escolas para ajudar na implementação da ação, “em que se busca plantar uma semente de cidadania voltada à segurança e saúde junto aos estudantes, para que os acompanhe durante toda a vida”.

Para marcar a aula, será realizado por mais um ano o Concurso Cultural (acesse aqui e veja como participar), com a produção de desenhos, frases, redações e vídeos. Alunos da pré-escola, do Ensino Fundamental 1, do Ensino Fundamental 2, do Ensino Médio, da Educação de Jovens e Adultos – EJA e aprendizes podem inscrever seus trabalhos até o dia 24 de outubro.

Assista aqui, no Globo Play, à entrevista do Auditor-Fiscal do Trabalho Thiago Laporte, chefe da Seção de Inspeção do Trabalho da SRT/SE, sobre a data.