18 Out

Livro de Auditor-Fiscal do Trabalho traz olhar diferente sobre a segurança e saúde do trabalhador

Publicada em: 18/10/2021

Chega à sua terceira edição o livro Segurança e Saúde no Trabalho: Princípios Norteadores, de autoria do Auditor-Fiscal do Trabalho Cléber Nilson Amorim Junior. A obra traz um aprofundamento científico sob a ótica do Direito, em relação à saúde do trabalhador.  No resumo da editora LTR fica claro que a obra pretende preencher uma lacuna da literatura jurídica, uma vez que a questão frequentemente é discutida apenas sob o ponto de vista técnico. 

Neste sentido, o livro demonstra, “de forma clara, que o direito à Segurança e Saúde no Trabalho, assim como todas as outras disciplinas jurídicas, tem objeto e princípios próprios, e, assim sendo, deve nortear os estudos e exercício profissional de advogados, juízes, membros do ministério público, Auditores-Fiscais do Trabalho, engenheiros de segurança, médicos do trabalho, ergonomistas, técnicos de segurança e de todos aqueles que se interessam pela qualidade de vida no trabalho”, diz o resumo.

O autor do livro é Auditor-Fiscal do Trabalho do Núcleo de Segurança e Saúde do Trabalhador e atua há 27 anos na Superintendência Regional do Trabalho no Maranhão. É pós-graduado em Segurança e Saúde no Trabalho, em Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho pela OAB-MA; graduado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão. Tem artigos científicos publicados em vários periódicos na área trabalhista e é palestrante no âmbito do Direito do Trabalho e da Segurança e Saúde no Trabalho. Além disso, integrou o Grupo Móvel Nacional de Auditoria de Condições de Trabalho em Obras de Infraestrutura.​