23 Out

Morre José Cláudio de Magalhães Gomes, ex-presidente do SINAIT

Publicada em: 23/10/2021

O SINAIT comunica com pesar o falecimento do ex-presidente do Sindicato Nacional, José Cláudio de Magalhães Gomes, 79 anos, nesta madrugada de sábado, dia 23 de outubro, em decorrência de um câncer, em Porto Alegre (RS).

A cerimônia fúnebre acontece hoje, no Memorial Crematório - sala 2 - das 15h às 18h, em frente Cemitério João 23, na capital Porto Alegre (RS).

Defensor da categoria

Auditor-Fiscal do Trabalho aposentado, foi chefe de fiscalização do trabalho, da Delegacia Regional do Trabalho no RS e Delegado Substituto do mesmo órgão. Foi professor de Direito do Trabalho, na Pontifícia Universidade Católica PUC-RS e instrutor de treinamento do Ministério do Trabalho. Além de Presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho, foi também Presidente da Associação Gaúcha dos Auditores Fiscais do Trabalho. Foi Conselheiro Técnico da Delegação Brasileira em Conferências Internacionais do Trabalho, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em Genebra, Suíça. Foi representante fundador da Confederação Ibero-americana de Inspetores do Trabalho.

José Cláudio defendeu a categoria de Auditor-Fiscal do Trabalho no decorrer dos 33 anos de existência do Sindicato Nacional, entidade que presidiu, por dois mandatos consecutivos, de 1995/1997 e 1997/1998.

Um dos responsáveis pela consolidação da fiscalização do trabalho como atividade de competência exclusiva da União, participou da redação do artigo 21, inciso XXIV, da Constituição Federal: “Compete à União: Organizar, manter e executar a Inspeção do Trabalho”.

Estudioso do Direito do Trabalho Internacional, nos anos 90, José Cláudio foi indicado a pedido do SINAIT pela então ministra do Trabalho Dorothea Werneck, como representante nas reuniões da Organização Internacional do Trabalho. Nessas reuniões ele já articulava com a comunidade internacional medidas de proteção aos trabalhadores, e a luta contra o trabalho escravo.

Como presidente

À frente do SINAIT por dois mandatos, questões como combate ao trabalho escravo e infantil foram pautas recorrentes em suas gestões. Além disso, continuou ampliando a estrutura do sindicato, iniciada na gestão da diretoria anterior, com aquisição de imóveis e capacitação dos empregados.

Para a categoria, colegas, amigos, e empregados do SINAIT José Cláudio deixa sua lição de vida e muitas saudades.