11 Jun

4º Conait – Congresso dos Auditores-Fiscais do Trabalho começa nesta sexta-feira, 10, em Brasília

Publicada em: 11/06/2022

Por Dâmares Vaz
Edição: Andrea Bochi

Aproximadamente cem Auditores-Fiscais do Trabalho abriram nesta sexta-feira, 10 de junho, às 19 horas, o 4º Congresso Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho (Conait), que vai até o domingo, 12, em Brasília. Dirigentes do SINAIT, delegados sindicais e delegados de base conduzem nesses três dias o debate e votação de seis propostas de alteração estatutária e de seis teses sobre temas relativos ao Sistema Federal de Inspeção do Trabalho, à Auditoria-Fiscal do Trabalho e o futuro do trabalho, à Autoridade Trabalhista e à reforma trabalhista. As propostas de alteração e as teses foram escolhidas por Assembleia Geral Nacional.

Ao abrir o congresso, o presidente do Sindicato, Bob Machado, expressou a expectativa de, ao fim dos debates, chegar ao alinhamento do Estatuto da entidade às necessidades impostas pelo cenário atual e às demandas da representação sindical. “Quero agradecer a todos os que estão presentes para discutirmos juntos os rumos da categoria. As questões que serão discutidas representam a vontade e a necessidade dos Auditores e as decisões nortearão a luta sindical por valorização da categoria e por trabalho digno à população”, afirmou.

Em seguida, a mesa de instalação, formada pelo presidente do Sindicato e pelo Auditor-Fiscal do Trabalho Alex Myller (PI), como secretário, conduziu a aprovação, pelos congressistas, do Regimento Interno do congresso, documento que reúne as regras de funcionamento das plenárias, garantindo participação ampla e democrática. Depois, deu início à eleição da Mesa Diretora, que efetivamente conduzirá as atividades do Conait.

Foram eleitos, por aclamação, Ana Palmira Arruda Camargo (SP) para a presidência; Marilúcia Souza (RJ) para a vice-presidência; Rogério Araújo (GO) como 1º secretário, e Lúcia Tedesco (PE) como 2ª secretária. A relatora é Maria Teresa Pacheco Jensen (PR).

Presente desde a primeira edição do congresso, a presidente da Mesa Diretora, a delegada sindical de São Paulo Ana Palmira, observou que o Conait expressa a união da categoria e a crença nos resultados positivos que advêm do trabalho coletivo. “A participação dos Auditores-Fiscais do Trabalho no congresso é a prova de que a categoria acredita nesses valores. Espero que as atividades corram bem e todos saiam realizados por terem participado desse momento.”
Os trabalhos continuam neste sábado, a partir das 8h30.


Chacina de Unaí
O presidente do Sindicato fez ainda um agradecimento especial aos delegados sindicais e Auditores que fortaleceram a mobilização durante o segundo julgamento de Antério Mânica, de 24 a 27 de maio, no Tribunal do Júri em Belo Horizonte. “Faço agradecimento a todos, na pessoa da diretora Rosa Jorge, cuja luta foi fundamental para que chegássemos a esse resultado, a condenação, que expressa justiça.”


Comissão Organizadora
A Comissão Organizadora do 4º Conait é formada por Maria Imaculada Siqueira (PE), Elizabeth Maroja (DF) e José Carlos Panatto (SC), representando o CDS; e Rosângela Rassy (PA), Virna Damasceno (RN) e José Pastoriza Fontoura (RS) como representantes da Diretoria Executiva Nacional do SINAIT (DEN). Também integra a comissão a presidente do CDS, Olga Machado.

Regimento Interno
O Regimento Interno pode ser conferido na área restrita do site do Sindicato, na aba Comunicação - Conait - Documentos.