28 Jun

De 4 a 7 de julho, Fonasefe e demais entidades participam de Jornada de Luta pela reposição salarial em Brasília

Publicada em: 28/06/2022

Por Solange Nunes

Edição: Andrea Bochi

De 4 a 7 de julho, ocorre a Jornada de Luta pela reposição salarial para os servidores públicos em Brasília. A programação da semana foi definida nesta terça-feira, 28 de junho, durante reunião virtual dos integrantes do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), que contou com a participação do diretor de Relações Intersindicais do SINAIT, Marco Aurélio Gonsalves. Na ocasião, os representantes aprovaram apoio ao Dia Nacional de Mobilização dos servidores da Funai para quinta-feira, dia 30 de junho.

Durante o encontro, os sindicalistas enfatizaram, além da reposição salarial, a importância de fortalecer as mobilizações, na próxima semana, em relação à negociação coletiva e contra as privatizações na Caixa Econômica Federal, Correios, Petrobras, entre outras.

As manifestações ocorrerão nos aeroportos locais, nas capitais, na saída dos parlamentares, na tarde da segunda-feira, 4 de julho, e também na manhã de terça-feira, 5 de julho, quando serão recepcionados no Aeroporto Internacional de Brasília.

No Dia Nacional de Mobilização em Brasília, dia 5 de julho, no período da tarde, no Anexo II na Câmara dos Deputados, durante mobilização, os servidores pretendem chamar a atenção dos parlamentares para a importância da reposição salarial, além de trabalhar para conseguir reuniões com Lideranças, Frente em Defesa do Serviço Público, entre outras representações.

Os sindicalistas definiram também a construção de agenda com integrantes da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização para tratar da reposição salarial das entidades representativas de servidores públicos. Participam da Comissão, na presidência, deputado Celso Sabino (União-PA); 1º vice-presidente, senador Irajá (PSD/TO); 2º vice-presidente, deputado Paulo Pimenta (PT/RS), 3º vice-presidente, senador Fabiano Contarato (PT/ES), na relatoria, o deputado Marcos do Val (Podemos-ES), da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2023.

De acordo com Marco Aurélio, as manifestações de apoio e as atividades visam fortalecer as categorias unidas em busca da reposição salarial para todos os servidores públicos. “O SINAIT acompanha e apoia as manifestações democráticas em prol dos servidores e da categoria de Auditores-Fiscais do Trabalho”. 

 

Agenda – Programação

4 de julho

13h em diante – No aeroporto em Brasília – recepção dos deputados

Organizar também pressão nos aeroportos dos estados

 

5 de julho

7h – Manhã - recepção dos parlamentares no Aeroporto Internacional de Brasília

14h - Mobilização em frente ao Anexo II da Câmara

 

6 de julho

Manhã - Reunião com os parlamentares sobre os orçamentos (representantes das entidades e/ou audiência)

Tarde, 14h - Vigília em frente ao Anexo II da Câmara e visita aos gabinetes dos parlamentares.

 

7 de julho

10h - Vigília em frente ao Anexo II