12 Ago

Boletim nº 555 – Semana de 8 a 12 de agosto

Publicada em: 12/08/2022

Valores das inscrições para o 38º Enafit continuam os mesmos até 5 de setembro

O SINAIT mantém por mais um mês os valores das inscrições para o 38º Encontro Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho – Enafit. Os preços que mudariam nesta terça-feira, 9 de agosto, continuarão os mesmos até o dia 5 de setembro, e são os mais baixos para participar do evento.

Saiba mais aqui.

 

SINAIT debate previdência do servidor, eleições 2022 e concursos em reunião do Fonacate

O presidente do SINAIT, Bob Machado, e o diretor Renato Bignami participaram na tarde de terça-feira, 9 de agosto, de reunião do Fórum das Carreiras de Estado (Fonacate), em Brasília. Em pauta, previdência do servidor, eleições 2022 e concursos.

Confira os detalhes aqui.

 

Chacina de Unaí: Minidocumentário do SINAIT mostra mobilização em torno do segundo julgamento de Antério Mânica

O SINAIT apresenta minidocumentário que mostra a mobilização em torno do segundo julgamento de Antério Mânica, um dos mandantes da Chacina de Unaí, ocorrido em maio de 2022, em Belo Horizonte. Além de depoimentos de Auditores-Fiscais do Trabalho, familiares das vítimas e representantes do Judiciário, colhidos antes e depois do julgamento, o filme traz imagens inéditas do julgamento, cedidas pela Justiça a pedido do Sindicato em nome das famílias das vítimas.

Saiba mais aqui.

 

SINAIT é Mais conta um pouco da história do pensador e Auditor Homero de Oliveira Johas

A campanha SINAIT é Mais lança nesta sexta-feira, 12 de agosto, a série de entrevistas com personalidades que fizeram a Auditoria-Fiscal do Trabalho. O primeiro entrevistado é o Auditor-Fiscal do Trabalho aposentado Homero de Oliveira Johas, de 96 anos, do Rio de Janeiro.

Leia a matéria na íntegra aqui.

 

Domingo (14) - Um ano de morte de Fahid Tahan Sab

Neste domingo, 14 de agosto, completa-se um ano de morte do nosso saudoso Fahid Tahan Sab. De personalidade forte, era resistente, polêmico e gentil e sempre firme em suas convicções. Foi o primeiro presidente eleito do SINAIT, de 1989 a 1991. Comandou o Sindicato Nacional pela segunda vez no biênio de 2003 a 2005.

Saiba mais aqui.

 

Nota de falecimento - Faiza Abbud

O SINAIT comunica com pesar o falecimento da Auditora-Fiscal do Trabalho aposentada Faiza Abbud, 77 anos, no dia 6 de agosto, em Presidente Prudente (SP). O sepultamento ocorreu na tarde do mesmo dia no cemitério São João Batista. O SINAIT solidariza-se com familiares e amigos da estimada colega.

 

Inspeção do Trabalho atualiza dados do Radar do Tráfico de Pessoas

Foram atualizados os dados referentes a casos de trabalho análogo ao de escravo que possuem relação com tráfico de pessoas e que estão disponíveis no Radar da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT). O estudo tem como base a análise qualitativa dos relatórios de fiscalização elaborados pelos Auditores-Fiscais do Trabalho desde a vigência da Lei nº 13.344/2016, que dispõe sobre prevenção e repressão ao tráfico interno e internacional de pessoas.

Saiba mais aqui.

 

BA - 20 trabalhadores são resgatados de condições degradantes em fazenda de café na cidade de Barra do Choça

Auditores-Fiscais do Ministério do Trabalho e Previdência, durante ação de rotina em áreas rurais no início de julho, encontraram cerca de 100 pessoas, dentre elas 20 trabalhadores identificados e resgatados por estarem em situação degradante, laboravam na colheita manual de café na fazenda Gaviãozinho no município de Barra do Choça, no sudoeste da Bahia.

Leia mais aqui.

 

Auditores resgatam dois trabalhadores em situação degradante na cidade de Ourilândia do Norte, no sudoeste do Pará

A Operação Resgate II, com ações fiscais sob coordenação dos Auditores-Fiscais do Ministério do Trabalho e Previdência, resgatou dois trabalhadores em situação análoga ao de escravo no município de Ourilândia do Norte, no sudeste do Pará. As vítimas faziam a aplicação de agrotóxicos e trabalhavam na colheita do milho. A ação na fazenda foi realizada durante a operação nacional desenvolvida de 4 de julho a 5 de agosto em todo o País.

Saiba mais aqui.

 

SE: Auditores-Fiscais resgatam trabalhador em condições análogas às de escravo, em Neópolis

Auditores-Fiscais do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho em Sergipe – SRT/SE resgataram um trabalhador de condições análogas à escravidão, em ação fiscal realizada no dia 3 de agosto, em Neópolis/SE. Ele trabalhava em condições degradantes no cultivo de coco. Os procedimentos de resgate foram concluídos no dia 5 de agosto, na sede da SRT/SE.

Leia mais aqui.

 

MT: Auditoria-Fiscal do Trabalho e Apae Cuiabá se unem por inclusão de pessoas com deficiência intelectual

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Cuiabá e a Superintendência Regional do Trabalho de Mato Grosso (SRT/MT) unem esforços em busca do aumento do número de vagas para Pessoas com Deficiência (PCDs) intelectual no mercado de trabalho. A Lei Federal nº 8.213/1991 é considerada a mais inclusiva das leis brasileiras e completou 31 anos no dia 24 de julho. É por meio dessa legislação que as empresas são obrigadas a cumprir a porcentagem de contratações de trabalhadores com deficiência.

O alinhamento ocorreu durante reunião entre a Auditora-Fiscal Caroline de Almeida Mendes Lima, coordenadora do Projeto de Inclusão de Pessoas com Deficiência e de Beneficiários Reabilitados pela Previdência Social no Mercado de Trabalho da SRT/MT, a presidente da Apae Cuiabá, Silvia Cristina Nogueira Artal, e a assistente social Jussara Maria Teixeira de Amorim.

Saiba mais aqui.