16 Set

Boletim nº 560 – Semana de 12 a 16 de setembro

Publicada em: 16/09/2022

Valores das inscrições do 38º Enafit mudam no dia 21 de setembro. Aproveite os preços e conheça Recife!

Os valores das inscrições do 38º Encontro Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Enafit) mudam no 21 de setembro, quando terão aumento. O Encontro ocorrerá de 20 a 25 de novembro em Recife (PE), sob o tema “AUDITORIA-FISCAL DO TRABALHO: ESSENCIAL PARA O FUTURO”.

Saiba mais aqui e faça sua inscrição.

 

Atenção, Auditores: últimos dias para responder pesquisa sobre condições de trabalho e saúde mental da categoria

Esses são os últimos dias para que Auditores e Auditoras-Fiscais do Trabalho da ativa respondam a pesquisa “Condições de trabalho e saúde mental de Auditores e Auditoras-Fiscais do Trabalho no Brasil”, desenvolvida por pesquisadoras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), além de Auditoras-Fiscais do Trabalho. O formulário – acesse aqui – fica no ar até a próxima terça-feira, 20 de setembro.

Para mais informações, clique aqui.

 

Em Salvador, morre Rachel Cunha, pioneira na luta pela erradicação do trabalho escravo no Brasil

O SINAIT comunica, com pesar, o falecimento da Auditora-Fiscal do Trabalho aposentada, pioneira no combate ao trabalho escravo no Brasil e ativista dos direitos humanos Rachel Maria Andrade Cunha, aos 77 anos, no dia 8 de setembro, em Salvador. O sepultamento também foi na capital soteropolitana, no cemitério Jardim da Saudade, em 9 de setembro.

Vários Auditores-Fiscais do Trabalho prestaram homenagens, relembrando trechos da história e dos desafios enfrentados por Rachel Cunha em sua trajetória de vida e no Ministério do Trabalho, onde ocupou vários cargos de chefia. Na categoria, era conhecida como grande lutadora e defensora das causas sociais e dos direitos humanos. 

Saiba mais aqui.

 

Assembleia do Fonacate discute trabalho para manter alterações na MP da Funpresp

Na pauta da Assembleia Geral do Fórum Nacional das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), realizada na terça-feira, 13 de setembro, a Medida Provisória (MP) 1.119/2022, que reabriu até 30 de novembro o prazo de opção pela previdência complementar para os servidores federais civis e para os membros de quaisquer Poderes. O presidente do SINAIT, Bob Machado, participou da Assembleia, que foi realizada em formato híbrido – presencial e virtual.

Leia mais aqui.

 

Em reunião do Mosap, integrantes analisam propostas de interesse do segmento, eleições e encontro nacional

Propostas em tramitação no Congresso Nacional, eleições e encontro nacional foram alguns dos temas analisados em encontro híbrido – virtual e presencial – dos integrantes do Movimento Nacional dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas (Instituto Mosap), na terça-feira, 13 de setembro. Os diretores do SINAIT Benvindo Soares e Marco Aurélio Gonsalves participaram da reunião. 

Saiba mais aqui.

 

Em denúncia de assédio à jornalista, SINAIT lembra importância de ratificar a Convenção 190 da OIT no Brasil

Na semana em que a imprensa nacional noticia assédio sofrido pela jornalista Kariane Costa, o SINAIT vem a público manifestar solidariedade à servidora concursada da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Na ocasião, a entidade registra ainda a importância da ratificação, pelo Brasil, da Convenção 190 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que trata do combate às violências e assédios no meio ambiente de trabalho. 

Saiba mais aqui.

 

Operação flagra 30 pessoas em trabalho escravo numa lavoura de mandioca na fronteira com o Paraguai

Em operação realizada no dia 9 de setembro, Auditores-Fiscais do Trabalho de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul resgataram 30 paraguaios em condições precárias numa lavoura de mandioca, na região do município de Iguatemi, no sul do estado do Mato Grosso do Sul. A ação ocorreu em parceria com a Polícia Federal e o Ministério Público do Trabalho, e dois homens envolvidos com aliciamento e prática de trabalho análogo à escravidão foram presos pela Polícia Federal. 

Saiba mais aqui.

 

ES: Em ação “Feira Livre de Trabalho Infantil”, Auditores identificaram 23 crianças e adolescentes em trabalho infantil

Em ação do projeto “Feira Livre de Trabalho Infantil”, Auditores-Fiscais da Superintendência Regional do Trabalho no Espírito Santo (SRT/ES) identificaram 23 crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil na Feira Livre de São Pedro, em Vitória (ES). A ação ocorreu no dia 13 de agosto, com o objetivo de identificar e afastar crianças e adolescentes do trabalho infantil nas feiras livres e entornos e encaminhá-los a políticas públicas adequadas.

Desde 2021, quando foi criado, o projeto afastou do trabalho infantil mais de 430 crianças e adolescentes, e incluiu na Aprendizagem Profissional 188 adolescentes com idade a partir dos 14 anos. 

Saiba mais aqui.

 

Eleitor pode tirar dúvidas sobre as eleições pelo WhatsApp, em serviço oferecido pelo TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) relançou no início de setembro o “Fato ou Boato”, serviço que busca reforçar o combate à desinformação durante o período eleitoral. O assistente virtual do TSE existe desde 2020, criado por meio de parceria pioneira no mundo feita com o WhatsApp e renovada em 2022.

Para usar o tira-dúvidas do TSE, basta enviar um “oi” para o número +55 61 9637-1078 no WhatsApp. Depois, envie o assunto ou o link relacionado ao processo eleitoral para a realização da pesquisa. A inteligência artificial faz a busca e traz conteúdos que foram verificados por agências de checagem parceiras da Justiça Eleitoral, como Agência Lupa, Aos Fatos, Projeto Comprova e Estadão Verifica.

Clique aqui para mais informações.

 

Eleições 2022: Conheça os candidatos que assinaram a Carta de Princípios do Fonacate

A Carta de Princípios do Fórum das Carreiras de Estado (Fonacate) foi subscrita por 36 candidatos de todo o País, que assumiram o compromisso com propostas de valorização e fortalecimento do serviço público brasileiro.

Todos foram convidados para participar do dia de Entrevistas com Candidatos, promovido pelo fórum e afiliadas no dia 5 de setembro. Na ocasião, candidatos a deputado federal, distrital e estadual puderam apresentar propostas.

Saiba mais aqui.

 

Fonasefe convida a sociedade a assinar carta em defesa dos serviços públicos

O Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) promoveu na quarta-feira, 14 de setembro, o “Dia nacional da leitura da Carta em Defesa dos Serviços Públicos e das Servidoras e dos Servidores”.

“É importante destacar que são os serviços públicos que concretizam direitos sociais para a população. É por meio do serviço público que saúde, educação, previdência, assistência social, moradia, segurança e tantas outras necessidades da classe trabalhadora e do povo pobre se tornam direitos conquistados”, diz o texto da carta, que pode ser assinada pelo link https://fonasefe.org/carta-as-brasileiras-e-aos-brasileiros-em-defesa-do-servico-das-servidoras-e-servidores-publicos .

Para mais informações, clique aqui.