23 Set

Outubro Rosa – Em 2022, o tema da campanha é “Câncer de mama: vamos falar sobre isso?”

Publicada em: 23/09/2022

Outubro Rosa “Câncer de mama: vamos falar sobre isso?” é o tema definido pelo Instituto Nacional do Câncer, vinculado ao Ministério da Saúde. A data é lembrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização da doença. 

A medida visa promover ainda a importância da prevenção por meio do exame anual, que ajuda no diagnóstico prévio e a possiblidade de um tratamento mais rápido para debelar o avanço da doença.

No Brasil, o câncer de mama, excluindo os tumores de pele não melanoma, é o mais incidente entre mulheres. Para o ano de 2022 foram estimados 16.710 casos novos, o que representa um risco considerado de 15,38 casos a cada 100 mil mulheres (INCA, 2021). 

Na análise regional, o câncer do colo do útero é o primeiro mais incidente na região Norte (26,24/100 mil) e o segundo nas regiões Nordeste (16,10/100 mil) e Centro-Oeste (12,35/100 mil). Já na região Sul (12,60/100 mil) ocupa a quarta posição e, na região Sudeste (8,61/100 mil), a quinta posição (INCA, 2019) 

Apesar dos números de alerta, a prevenção é o melhor caminho, um em cada três casos de câncer pode ser curado se for descoberto logo no início. Mas muitas pessoas, por medo ou desinformação, evitam o assunto e acabam atrasando o diagnóstico. Por isso, é preciso desfazer crenças sobre o câncer, para que a doença deixe de ser vista como uma sentença de morte ou um mal inevitável e incurável. 

Alguns tipos de câncer, entre eles o de mama, apresentam sinais e sintomas em suas fases iniciais. Detectá-los precocemente traz melhores resultados no tratamento e ajuda a reduzir a mortalidade. 

Para ajudar a salvar vidas, o SINAIT divulga a cartilha do Inca 2022, que orienta mulheres e homens a respeito da prevenção e da detecção precoce do câncer de mama. Informe-se e tire suas dúvidas. 

Câncer de mama: vamos falar sobre isso?