04 Out

Publicação on-line conta a luta do SINAIT pelo fim da impunidade da Chacina de Unaí

Publicada em: 04/10/2022

Por Lourdes Marinho
Edição: Andrea Bochi    

“Chacina de Unaí – 18 anos, a luta pelo fim da impunidade” é contada na publicação on-line, divulgada pelo SINAIT nesta terça-feira, 4 de outubro. 

“Poderíamos dizer que, ao longo dos anos, a dor deu espaço à luta, mas isso não é verdade. Ambas coexistem e nos dão vigor para resistir e continuar atuando contra a impunidade dos mandantes da Chacina de Unaí, pelas famílias em luto, pelo Estado brasileiro e pela Auditoria-Fiscal do Trabalho, até que a justiça seja feita”, diz o texto de apresentação da publicação. 

A nova condenação de Antério Mânica, a 64 anos de prisão, no último dia 27 de maio, trouxe conforto, mas não aplacou a ânsia por justiça. Ainda que a pena seja inferior à do primeiro julgamento - em que foi condenado a 100 anos -, mais um passo foi dado em direção à efetiva e necessária punição dos envolvidos neste ato bárbaro. 

A condenação veio após intenso trabalho da acusação feito pela assistência jurídica contratada pelo SINAIT, para reforçar as provas que haviam sido questionadas pela defesa no primeiro julgamento, em 2015. 

O segundo julgamento durou quatro dias. Enquanto dentro do Tribunal, o júri se dedicava à oitiva das dezenove testemunhas e à análise das provas, do lado de fora, Auditores-Fiscais do Trabalho, familiares e amigos protestavam. 

O SINAIT recorreu para pedir o aumento da pena e a imediata prisão do réu.