06 Dez

SINAIT se reúne com Central dos Sindicatos Brasileiros que integra a equipe de transição do governo

Publicada em: 06/12/2022

As demandas relativas à carreira, ao Sistema Federal de Inspeção do Trabalho e ao mundo do trabalho foram os principais pontos da pauta 

Por Cristina Fausta
Edição: Lourdes Marinho  

O SINAIT se reuniu com 1º secretário de Organização e Mobilização da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Paulo de Oliveira , na manhã de segunda-feira, 5 de dezembro, na sede do Sindicato dos Empregados de Agentes Autônomos do Comércio e em Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas e de Empresas de Serviços Contábeis de Dracena e Região (SEAAC), em Presidente Prudente (SP). O SINAIT foi representado pelo diretor Sebastião Estevam dos Santos, que apresentou as demandas urgentes da carreira da Auditoria-Fiscal do Trabalho, afetada nos últimos anos pela desidratação da Inspeção do Trabalho. 

Paulo de Oliveira integra os grupos de trabalho da equipe de transição do Governo Lula. Sebastião Estevam falou sobre a extinção do Ministério do Trabalho e posterior recriação, sobre o rebaixamento da Secretaria de Inspeção do Trabalho à Subsecretaria; sobre as dificuldades orçamentárias para a fiscalização, em consequência da perda de autonomia da SIT; a necessidade de recomposição do quadro da Auditoria-Fiscal e sobre os obstáculos para os trabalhadores em geral, com a vigência das reformas trabalhistas e previdenciária. 

O líder sindical ainda discorreu sobre as dificuldades dos Sindicatos, fortemente atingidos pela reforma trabalhista. Sebastião Estevam saiu da reunião com a certeza de que as demandas foram bem recepcionadas pela CSB. “Ele declarou apoio integral a cada uma das nossas causas e se comprometeu a encaminhar nossa pauta, de imediato, à equipe de transição, já que existe uma convergência de posições entre o SINAIT e a entidade que representa”, comentou Estevam. 

Paulo de Oliveira ainda declarou que qualquer discussão sobre o mundo do trabalho não pode prescindir da participação do SINAIT, haja vista a reconhecida expertise dos Auditores-Fiscais do Trabalho e de sua representação sindical nacional. Sebastião Estevam também colocou o SINAIT à disposição da CSB, para as discussões vindouras. 

Quem é o 1º secretário da CSB 

Paulo de Oliveira, residente em Presidente Prudente, São Paulo, Advogado, é filiado ao Partido dos Trabalhadores desde de 1996; 1º secretário de Organização e Mobilização da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB); presidente do Sindicato dos Empregados de Agentes Autônomos do Comércio em Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas e de Empresas de Serviços Contábeis de Presidente Prudente e Região (SEAAC); presidente do Conselho Intersindical de Pres. Prudente e Região, entidade que mantém 21 Sindicatos filiados e da ASEAAC, associação que congrega o SEAAC do Estado de São Paulo.