17 Mar

Em razão de esclarecimentos do SINAIT, Uol, Zero Hora e Folha de Vitória corrigem notícias sobre resgate

Publicada em: 17/03/2023

A entidade municiou os veículos de comunicação com informações sobre a função que os Auditores-Fiscais do Trabalho exercem nas operações de combate ao trabalho escravo, que é a de resgatar as vítimas

Em razão de esclarecimentos do SINAIT, o Uol, o Zero Hora e a Folha de Vitória corrigiram reportagens sobre o resgate de trabalhadores escravizados em Uruguaiana (RS). A entidade muniu os veículos com informações sobre a função que os Auditores-Fiscais do Trabalho exercem nas operações de combate ao trabalho escravo – são os servidores que efetivamente resgatam os trabalhadores e garantem a tutela do Estado para amparar as vítimas, principalmente na seara trabalhista. Os relatórios da Inspeção do Trabalho também embasam as posteriores ações na justiça, nos âmbitos cível e criminal.

As matérias em questão reportavam policiais federais e procuradores do Trabalho como os agentes públicos que fazem o resgate. No entanto, as forças policiais que acompanham os Auditores cumprem o papel de garantir a segurança dos servidores que integram a operação. Os procuradores, por sua vez, fazem a persecução judicial, para punição dos criminosos e reparação das vítimas.

As matérias corretas podem ser lidas aqui e aqui. O Zero Hora publicou uma errata (veja nas fotos acima)