16 Mar

CE: Fiscalização está atenta a operações no Porto de Mucuripe

Publicada em: 16/03/2017

Auditoria-Fiscal do Trabalho interditou carregamento de navio em razão da ausência de condições seguras para trabalhadores

Auditores-Fiscais do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho no Ceará – SRT-CE interditaram na quarta-feira, 15 de março, operação de carregamento de cimento em navio do Panamá, que esperava abastecimento no Porto do Mucuripe, em Fortaleza. A carga era de cimento e estava sendo colocada no navio por trabalhadores que não usavam equipamento de proteção de altura, mesmo em atividade exercida a mais de 2 metros do chão, expostos, assim, a grave risco de acidente.

O transporte da carga de cimento nos caminhões também tinha irregularidades –12 toneladas do material estavam sendo movimentadas completamente soltas sobre os veículos. Foram autuadas tanto a operadora portuária, Multilog, quanto o Órgão Gestor de Mão-de-Obra Portuária, que deverão regularizar as condições de trabalho, cumprindo as normas de segurança para poderem voltar a operar.

O navio levaria o cimento para o Haiti, na América Central, mas como o abastecimento foi interditado, a embarcação está parada. As operações de carregamento e descarregamento em navios no porto, para exportação e importação, são intensas, e por isso recebem atenção especial da Inspeção do Trabalho. As ações de fiscalização imediata ocorrem tanto na área portuária quanto nos arredores do lugar. A prevenção e a redução dos acidentes de trabalho são alguns dos principais objetivos.

O Auditor-Fiscal do Trabalho Franklim Rabelo de Araújo relata que as ações da fiscalização foram responsáveis por uma diminuição significativa nos registros de acidentes. “O porto concentra muitos carregamentos e descarregamentos do cimento produzido pelas cimenteiras da região, que é polo produtor e exportador. Assim, os Auditores-Fiscais que atuam aqui estão sempre atentos a essas operações. Também fiscalizamos a atividade de pesca e o trabalho nas plataformas de petróleo.”



Menu