Boletim 583 – Semana de 28 de agosto a 1º de setembro


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
01/09/2023




Em reunião, DEN e CDS tratam da regulamentação do Bônus de Eficiência e da Campanha Salarial


Em reunião emergencial, integrantes da Diretoria Executiva Nacional (DEN) e do Conselho de Delegados Sindicais (CDS) do SINAIT trataram da regulamentação do Bônus de Eficiência e Produtividade do Auditor-Fiscal do Trabalho e da Campanha Salarial, entre outras demandas da categoria. O encontro ocorreu em formato virtual, nesta quinta-feira, 31 de agosto.


Bob Machado apresentou histórico de lutas e ações do Sindicato Nacional pela regulamentação do Bônus de Eficiência e Produtividade. Reiterou que também faz parte dessa luta a manutenção da paridade entre ativos e aposentados.


Saiba mais aqui.


 


Na 4ª reunião da Mesa de Negociação, governo anuncia montante baixo para reajuste, mas diz que busca ampliar orçamento


O governo anunciou aos servidores públicos federais do Executivo que conseguiu reservar no orçamento o valor de R$ 1,5 bi para o reajuste salarial do funcionalismo em 2024, o que corresponderia a 1% de aumento. Afirmou, no entanto, que trabalha para ampliar o espaço orçamentário.


O SINAIT recebeu a notícia com preocupação, tendo em vista que um reajuste nesse patamar seria insuficiente para cobrir as pesadas perdas inflacionárias dos últimos anos. Mas espera que o governo dê continuidade ao esforço para atender as demandas dos servidores.


Confira a matéria completa aqui.


 


Eleições SINAIT 2023-2026 - Comissão Eleitoral divulga lista de filiados aptos a votar


A Comissão Eleitoral Nacional – CEN, responsável pelo processo eleitoral do SINAIT para o Triênio 2023/2026, divulgou nesta terça-feira, 29 de agosto, a listagem com os nomes de todos os Auditores-Fiscais do Trabalho filiados ao SINAIT, que se encontram aptos a votar conforme previsto no artigo 10 do Regulamento Eleitoral.


Na lista, esses eleitores estão relacionados por UF de lotação, incluindo os Auditores-Fiscais do Trabalho ativos e aposentados, conforme prevê o Regulamento das Eleições.


Confira na área restrita a listagem divulgada pela CEN, na Aba COMUNICAÇÃO – ELEIÇÕES – 2023.


 


SINAIT e Fonacate se reúnem em reunião preparatória para 4ª rodada da Mesa Nacional de Negociação Permanente


Na segunda-feira, 28 de agosto, o presidente do SINAIT, Bob Machado, representou o Sindicato em reunião preparatória virtual, promovida pelo Fórum das Carreiras de Estado (Fonacate), para a 4ª Reunião de Trabalho da Mesa Central da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP), que ocorreu no dia 29. As entidades avaliaram a conjuntura em torno da questão remuneratória e orçamentária, incluindo a tramitação do novo arcabouço fiscal, e também listaram pontos não remuneratórios que querem abordar.


Saiba mais aqui.


 


39º Enafit: Inscreva-se até 4 de setembro pelo hotsite do evento. Após essa data, somente no local do evento


A inscrição no 39º Encontro Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho (Enafit) poderá ser feita pelo hotsite até o dia 4 de setembro, segunda-feira. Após esta data, apenas no local do evento. O encontro ocorrerá de 17 a 22 de setembro, em São Paulo.


Saiba mais aqui.


 


39º Enafit: Mesa debaterá combate à Discriminação, Violência e Assédio no Trabalho


Temas de atualidade inquestionável e de urgente enfrentamento, discriminação de gênero e discriminação racial no ambiente de trabalho terão destaque na programação do 39º Enafit (Encontro Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho). No dia 19 de setembro, terça-feira, das 16h às 18h, a mesa de debates “Direito Fundamental do Trabalhador: Eliminação da Discriminação, Violência e Assédio em matéria de Emprego e Ocupação” reunirá especialistas para cercar o assunto, e propor ferramentas para atacá-lo.


Saiba mais aqui.


 


39º Enafit – Em Talk Show, especialistas debatem segurança e saúde no trabalho e os riscos psicossociais


No segundo Talk Show do dia 21 de setembro das 14h às 15h30, que será realizado durante o 39º Encontro Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho (Enafit) em São Paulo, os Auditores-Fiscais do Trabalho Ana Luíza Horcades, Rodrigo Vaz e Rogério Silva Araújo e o professor Bruno Chapadeiro Ribeiro, da Universidade Federal Fluminense (UFF), irão abordar a segurança e saúde no trabalho e os riscos psicossociais. A apresentação faz parte da programação técnica do Encontro, que traz como tema central “A Auditoria-Fiscal do Trabalho na defesa dos direitos fundamentais da classe trabalhadora”. O painel será apresentado no Centro de Convenções Rebouças, na capital paulista.


Saiba mais aqui.


 


SINAIT cobra respostas a Decipex para demandas de aposentados


Na quarta-feira, 30 de agosto, o presidente do SINAIT, Bob Machado, e os diretores da entidade Marco Aurélio Gonsalves e Wellington Maciel reuniram-se com o diretor de Centralização de Serviços de Inativos, Pensionistas Órgãos Extintos (Decipex), Marco Aurélio Alvez da Cruz, e sua equipe, para tratar de demandas de Auditores-Fiscais do Trabalho inativos. O encontro ocorreu na sede do Decipex, em Brasília. De acordo com Bob Machado, há uma reclamação dos Auditores aposentados diante da dificuldade de obter informações e respostas da Decipex.


Veja mais aqui.


 


Decipex divulga comunicado sobre pagamento do Benefício Especial


Nesta sexta-feira, 1 de setembro, a Decipex divulgou o Comunicado nº 15 – Agosto 2023 que trata do Pagamento do Benefício Especial. A publicação é uma resposta aos questionamentos apresentados pelo SINAIT durante reunião com a diretoria da Decipex na quarta-feira, 30 de agosto.


Saiba mais aqui.


 


SINAIT cobra retorno do CNIg ao Ministério do Trabalho, em audiência da Comissão Mista de Migrações


A Auditora-Fiscal do Trabalho Lívia dos Santos Ferreira cobrou o retorno do Conselho Nacional de Imigração (CNIg) ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), durante audiência pública na Comissão Mista Permanente sobre Migrações Internacionais e Refugiados, no Congresso Nacional, onde representou o SINAIT, nesta quinta-feira, 31 de agosto. O diretor do SINAIT Wellington Maciel e o delegado sindical do Rio de Janeiro, Daniel Ferreira, acompanharam a audiência.


De acordo com Lívia Ferreira, “o trabalho digno e o amplo acesso aos direitos sociais passam preponderantemente pela criação de políticas trabalhistas, que sejam capazes de alcançar os trabalhadores nacionais e não nacionais. Portanto, defendemos que a política migratória deva ser discutida e desenvolvida prioritariamente no Ministério do Trabalho e Emprego, sob o manto de um órgão que tem dentre suas atribuições as políticas trabalhistas, sociais e de direitos humanos”.


Leia mais aqui.


 


SINAIT participa de seminário da AGU sobre trabalho decente


O diretor do SINAIT, Renato Bignami, e o delegado sindical do estado do Piauí, Alex Myller, participam na terça-feira, 29 de agosto, do seminário “A AGU e a promoção do trabalho decente: no caminho da efetividade”. O evento, que se estendeu ao longo do dia, ocorreu na sede da Escola Superior da Advocacia-Geral da União (ESAGU), em Brasília. O SINAIT agradece o convite feito pela organizadora do evento, a procuradora Nacional de Trabalho e Emprego, Mônica Casartelli.


Leia mais aqui.


 


Conatrae cria grupo para estudar e propor ampliação de membros da comissão


A diretora do SINAIT Vera Jatobá participou na tarde desta quarta-feira, 30 de agosto, de reunião híbrida da Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo – Conatrae, para discutir, entre outros itens, a ampliação da composição da Comissão. Durante a reunião, os participantes discutiram a criação de grupo de trabalho que irá se debruçar sobre o Decreto 9.887 de junho de 2019, que determinou a recriação da Comissão, que tinha sido extinta em abril do mesmo ano. Na recriação da Comissão, houve a redução de membros que passaram de 20 para apenas oito.


Leia mais aqui.


 


Fonacate entrega ao MGI estudo técnico sobre Negociação Coletiva no Serviço Público


O Fórum das Carreiras de Estado (Fonacate) protocolou junto ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), na segunda-feira, 28 de agosto, o estudo “Negociação Coletiva no âmbito do Serviço Público Brasileiro: os caminhos a serem trilhados para a efetivação do direito”.


Saiba mais aqui.


 


Auditores-Fiscais alertam PCD no interior de MT sobre oferta de cursos de qualificação e vagas de emprego


A Auditoria-Fiscal do Trabalho identificou a dificuldade das indústrias de fabricação de etanol de Mato Grosso no cumprimento da Lei de Cotas, que obriga empresas a preencherem seus cargos nos percentuais de 2% a 5% com pessoas com deficiência e/ou reabilitados do INSS. Com o objetivo de sanar esta irregularidade, criou uma Ação Especial Setorial em que as empresas de fabricação de etanol de Mato Grosso firmaram um Termo de Compromisso com a Fiscalização do Trabalho, se comprometendo a qualificar pessoas com deficiência por meio da aprendizagem e a contratá-las efetivamente após o término do curso, a fim de atender a reserva legal de cargos exigida por lei.


Para Caroline Mendes Lima, Auditora-Fiscal do Trabalho e coordenadora Regional do Projeto de Inclusão de Pessoas com Deficiência e Beneficiários Reabilitados pela Previdência Social no Mercado de Trabalho em Mato Grosso, a maneira mais eficaz para se fazer a verdadeira inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho é mediante a prévia qualificação por contrato de aprendizagem.


Leia mais aqui.


 


Fiscalização investiga acidente com morte na montagem de estrutura para comemorações de 7 de Setembro em Brasília


Auditores-Fiscais da Superintendência Regional do Trabalho do Distrito Federal (SRT/DF) iniciaram nesta sexta-feira, 1º de setembro, a investigação do acidente que matou o trabalhador Genes Gomes Coelho e deixou três feridos, na tarde desta quinta-feira, 31 de agosto, em Brasília. Os operários, da Palco Locação, caíram de altura de oito metros quando montavam uma estrutura para as comemorações de 7 de Setembro, na Esplanada dos Ministérios. As quatro vítimas foram socorridas e levadas para o Hospital de Base de Brasília, mas uma já chegou sem vida.


Leia mais aqui.


 


SINAIT em reunião do NETPSP sobre ações de acolhimento a refugiados e de combate ao tráfico de pessoas e trabalho escravo


A diretora do SINAIT Vera Jatobá participou nesta quinta-feira, 31 de agosto, de reunião promovida pelo Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP) da Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo.


No encontro, que ocorreu de forma virtual, representantes de diversas instituições discutiram assuntos relacionados à atuação da Comissão Estadual para Erradicação do Trabalho Escravo (Coetrae/SP, que o SINAIT integra), do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (CEETP) e do Comitê Estadual para Refugiados (CER).


Saiba mais aqui.


 


39º Enafit: Programação inclui seminário sobre trabalho escravo contemporâneo, voltado a estudantes de direito da USP


Como parte da programação do 39º Enafit, o SINAIT promove o seminário “Aspectos Multidisciplinares do Trabalho Escravo Contemporâneo”, no dia 18 de setembro, segunda-feira. Das 9 às 12 horas, Auditores-Fiscais do Trabalho conversam com estudantes da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, no Auditório Rubino de Oliveira, no Largo São Francisco, nº 95, centro de São Paulo.


Leia mais aqui.


 


Presidenta do 39º Enafit convida Fundacentro para participar do encontro na capital paulista


A presidente do 39ª Encontro Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho (Enafit), Ana Palmira Arruda Camargo, o diretor do SINAIT Renato Bignami e o superintendente da Regional do Trabalho em São Paulo (SRT-SP), Marcus Alves de Mello, convidaram para participar do encontro, o presidente da Fundacentro, Pedro Tourinho. A reunião ocorreu nesta quinta-feira, 31 de agosto, na sede da Fundacentro, na capital paulista. De acordo com Ana Palmira, a Fundacentro é uma entidade parceira. “Há importante relação do Sindicato com a Fundacentro, órgão tão tradicional na produção de conhecimento em saúde e segurança do trabalhador”.


Saiba mais aqui.


 


Respaldado por relatório da Fiscalização, MPF denuncia casal que submetia trabalhadora a jornadas exaustivas e agressões


Uma fiscalização feita em 2014 por Auditores-Fiscais do Trabalho de São Paulo levou o Ministério Público Federal (MPF) a denunciar um casal por submeter uma mulher a trabalho escravo durante 33 anos. A vítima cumpria jornadas exaustivas, vivia em condições precárias e sofria agressões físicas e constrangimentos morais. O MPF anunciou a denúncia na segunda-feira, 28 de agosto.


Em 2014, o casal havia firmado um acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, ocasião em que se comprometeu a fazer o registro em carteira da mulher, pagar seus salários e saldar outras obrigações trabalhistas. Porém, o acordo não foi cumprido.


Saiba mais aqui.


 


Obituário


Auditora-Fiscal do Trabalho aposentada Yara Correia São Thiago (CE), 74 anos


Auditora-Fiscal do Trabalho aposentada Adélia de Souza Fernandes (ES), 69 anos


O SINAIT manifesta solidariedade a familiares, amigos e colegas neste momento de tristeza e dor.

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.